Quem está tomando anticoagulante pode ter trombose?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Embora raro, existem relatos de casos de tromboses mesmo em uso de anticoagulação. Determinante saber qual o seu tipo de trombofilia, se heterozigoto ou homozigoto, número de casos semelhantes na família para avaliar aproximadamente seu risco de ter outro evento.

Para evitar esse tipo de complicação, preparei uma lista de bolso dos cuidados para quem toma esse tipo de medicação. Devido à predisposição a sangramentos maiores e hematomas, é aconselhável que durante o tratamento se evitem atividades de levem ao risco de traumas como: jogar futebol, jogar volei e praticar luta.

Posso ter nova trombose mesmo tomando xarelto? Os anti coagulantes evitam de um modo geral os processos trombo-embólicos mas por falha no uso ou por uma resposta individual ao tratamento, pode vir a ter novo episódio.

É possível ter um infarto ou AVC mesmo tomando anticoagulante Xarelto? Sim, é possível. Apesar dessa medicação reduzir o risco destes eventos, ainda assim eles podem acontecer.

Varfarina, Marevan®, Marcoumar®, dentre outros, são medicamentos prescritos para os pacientes que estão em maior risco para o desenvolvimento de coágulos de sangue, em termos médicos, dizemos que o paciente tem maior risco de trombose.

O uso de qualquer anticoagulante está associado a um risco aumentado de sangramento, e as complicações hemorrágicas podem ser fatais.

O anticoagulante é um tratamento prolongado de no mínimo três meses de duração. Isso porque a resolução do trombo e retorno da circulação, chamada recanalização, costuma ser lenta.

Alguns permanecem no organismo por pouco mais de 24h e são tomados 1 vez ao dia e outros por pouco mais de 12h e são tomados de 12/12h.

Quais sintomas de trombose na perna?

  • Dor;
  • Edema (inchaço);
  • Vermelhidão na pele;
  • Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);
  • Dilatação do sistema venoso superficial;
  • Rigidez da musculatura da panturrilha e dor ao apalpar;
  • Aumento da temperatura local.

Tomar os anticoagulantes recomendados pelo médico, como varfarina, rivaroxabana ou edoxabana, por exemplo, ajudam a evitar a formação de coágulos no sangue, diminuindo o risco de trombose, especialmente em pessoas que sofreram doenças provocadas por coágulos ou que tenham maior risco de as desenvolver.

Sugerimos a ingestão do medicamento por volta das 18 horas, o que favorece a coleta do sangue, quando necessário, as 10 horas do dia seguinte.

Assim como outros medicamentos com ação semelhante (agentes antitrombóticos), Xarelto® (rivaroxabana) pode causar sangramentos, que podem ser potencialmente fatais. O sangramento excessivo pode levar a uma anemia e a uma queda brusca da pressão arterial (choque).

Faz mal o uso continuo? A trombose venosa profunda de repetição é uma das indicações para o uso contínuo do Xarelto. O uso deste medicamento sob orientação médica é bastante seguro.

A ação do Xarelto possui seu pico de ação entre 2-4 horas após a sua ingestão. A ação anticoagulante do xarelto é alcançada entre 2 e 4 horas, lembrando que na maioria dos casos deve ser tomado junto com alimentos no início do tratamento.

A incidência de AVCh varia conforme características do paciente e da droga escolhida para anticoagulação. A varfarina, o anticoagulante oral mais antigo e estudado, aumento o risco de AVCh em 3 a 5 vezes quando em faixa terapêutica, e é responsável por 5% dos casos de AVCh nos EUA.

Olá, o medicamento Xarelto é um anticoagulante oral cuja bula prevê como reação adversa comum a dor de cabeça. Analgésicos simples podem ser usados para o alívio, porém se de intensidade muito forte ou se persistente, um médico deve ser procurado.

Ovo não está contra-indicado em quem tem trombose venosa profunda e está realizando tratamento com Xarelto.

Olá. Em teoria você pode realizar o exame de sangue sim, porém não é necessário. A vantagem desta medicação é justamente não necessitar fazer este controle rotineiramente, evitando tirar sangue. Oriento realizar o exame de coagulação apenas em caso de algum problema específico, como sangramentos.

Conclusão: As evidências apontam que apixabana e dabigatrana são mais eficazes e seguros que varfarina para prevenção de eventos tromboembólicos em portadores de FANV, previamente anticoagulados com varfarina, que apresentaram eventos adversos graves.

O tratamento é realizado com o uso de medicamentos anticoagulantes, que ajudam a desfazer os coágulos e impedir sua formação. Por serem medicamentos que interferem no processo de coagulação sanguínea, devem ser utilizados sob prescrição médica, dentro do ambiente hospitalar.

Descrição. Clexane Safety Lock 20mg Sanofi 10 Seringas diminui o risco de desenvolvimento de uma trombose venosa profunda e, consequentemente, a embolia pulmonar. Clexane previne e trata estas duas patologias, evitando sua progressão ou recorrência, além de tratar angina instável e o infarto do miocárdio.