Quem está tomando antibiótico pode tomar sorvete?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Ao usar antibióticos, certifique-se de tomá-los com um copo de água, pois os laticínios, como o leite e os derivados, contêm minerais como cálcio e magnésio, que dificultam sua absorção e reduzem sua eficácia.

Os erros que cometemos

  • Não tratar no tempo determinado. O antibiótico é um medicamento que tem um tempo específico de vida em nosso organismo. ...
  • Não ingerir a dose recomendada. ...
  • Tomar antibióticos fora do horário. ...
  • Combinar medicamentos. ...
  • Interação com alimentos. ...
  • Ingerir com álcool.

Chocolate: não deve ser consumido em excesso por pessoas que fazem uso de remédios classificados como antidepressivos. Além do doce, tais medicamentos não combinam com alimentos com grandes quantidades de cafeína.

Nesse contexto, vemos que uma das razões para não tomar tanto sorvete quando se está gripado é que a interação do alimento gelado com o restante da dieta pode provocar um choque térmico, que pode aumentar a irritação e dificultar o trabalho do sistema imunológico para tratar a infecção.

Agora, se você estiver com qualquer tipo de irritação que ataca os cílios da garganta, como uma infecção, não é recomendado tomar gelado. A bebida fria vai intensificar a irritação e pode causar mais tosse.

Alguns antibióticos podem, sim, sofrer alterações quando entram em contato com o cálcio presente no leite. Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

Laticínios. Os laticínios como o leite, iogurtes e queijo podem retardar ou impedir a absorção de antibióticos como as tetraciclinas e a ciprofloxacina. Isto porque o cálcio de alguns alimentos entra em ligação com os antibióticos no estômago e intestino delgado, formando um composto insolúvel.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Certos alimentos devem ser evitados durante o tratamento com antibióticos, especialmente glúten, laticínios e açúcar.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos EUA, mostraram que antibióticos podem interferir na capacidade do organismo de combater uma doença. Isso porque, ao afetarem bactérias comuns que habitam o intestino, esses medicamentos acabam também por enfraquecer o sistema imune.

TOMAR LEITE FERMENTADO DURANTE O TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICO É BENÉFICO.

Na verdade, alguns estudos indicam que o limão pode até potencializar o efeito dos antibióticos. No entanto, é importante lembrar que o uso de antibióticos deve ser sempre orientado por um profissional de saúde e que qualquer mudança no tratamento deve ser feita com cautela.

Dessa forma, tomar a medicação com, por exemplo, sucos, leite, refrigerantes, chás ou café, podem comprometer sua eficácia. Além disso, cruzar a hora da medicação com refeições pode ser um problema também na forma como o organismo absorve o remédio.

Pode tomar sorvete gripado, mas sem exagerar
O sorvete é um alimento de fácil deglutição e que alivia inflamações, quanto a isso não há dúvidas.

Então, você pode ingerir sorvete em momentos que está gripado que você não vai piorar ou melhorar sua evolução pela ingestão do sorvete", explica.