Quem está tomando antibiótico não pode comer o quê?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 12 votos

Certos alimentos devem ser evitados durante o tratamento com antibióticos, especialmente glúten, laticínios e açúcar. Eles são alergenos muito comuns, especialmente se a droga estiver lutando contra qualquer fonte potencial de inflamação ou processo de doença subjacente.

Comidas fermentadas, legumes ricos em vitamina K e fibras estão na lista de alimentos que podem ser consumidos. Ao tomar antibióticos, medicamento cuja função é combater bactérias infecciosas, o corpo pode experimentar efeitos colaterais, especialmente no sistema digestivo.

De acordo com o órgão, a cafeína eleva a toxicidade da medicação. Dessa forma, pode intensificar efeitos indesejados como, por exemplo, taquicardia e agitação. Algo semelhante pode acontecer quando a cafeína for ingerida com o ciprofloxacino. A pessoa poderá apresentar dor de cabeça, insônia e náusea.

Probióticos e prebióticos
Quando alimentadas – antes e depois da medicação -, o intestino ganha mais equilíbrio. Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra, iogurte, cereais e pão.

Pesquisadores da Universidade da Virgínia, nos EUA, mostraram que antibióticos podem interferir na capacidade do organismo de combater uma doença. Isso porque, ao afetarem bactérias comuns que habitam o intestino, esses medicamentos acabam também por enfraquecer o sistema imune.

Como melhorar o seu intestino e imunidade após antibióticos:

  1. Adicione prebióticos e probióticos. Tomar um suplemento de probióticos pode melhorar a saúde intestinal e ajudar a reabastecer as bactérias boas em seu microbioma. ...
  2. Evite os alimentos processados. ...
  3. Fique ativo.

Nunca use antibióticos sem a recomendação de um médico; Nunca pare o tratamento antes do prazo indicado, mesmo que os sintomas da infecção tenham melhorado ou desaparecido; Nunca use antibióticos fora do prazo de validade (o medicamento pode perder o efeito e criar bactérias resistentes ao tratamento).

2) Tomar de estômago vazio
Alguns medicamentos podem ser agressivos para o estômago se ele estiver vazio. “Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água. Beber leite ou refrigerante junto pode prejudicar o efeito.

Quando você toma antibióticos, considere um complexo de vitamina B junto com ele. Ou tomar um multivitamínico que contenha 25 mg de B1 (tiamina), 25 mg de B2 (riboflavina), 50 mg de B3 (niacina), 50 mg de B6 (piridoxina), 400 mcg a 800 mcg de ácido fólico, 10 mcg de B12 e 50 mg de biotina e B5 (ácido pantotênico).

O fato é que não há evidência científica que sustente essa crença.

TOMAR LEITE FERMENTADO DURANTE O TRATAMENTO COM ANTIBIÓTICO É BENÉFICO.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.

ANTIBIÓTICO NÃO VAI RESOLVER. proibido de tomar sorvete.

Cafeína: presente no café, chá, chocolate e em alguns refrigerantes, reduz a absorção de muitos medicamentos podendo interferir no tratamento, à medida que reduz os efeitos terapêuticos.

“A administração simultânea da amoxicilina e de contraceptivos orais combinados, alopurinol e varfarina pode provocar alterações na absorção e no efeito desses remédios”, informa a farmacêutica.

O antibiótico precisa sim ser tomado mesmo horário como determinado pelo médico. Dr. Rodrigo esclarece que cada medicamento tem o tempo de ação no organismo calculado, e ao tomá-lo conforme orientado, o paciente fica protegido da ação de bactérias durante esse período até a próxima ingestão do remédio.

– alguns antibióticos são mais bem tolerados quando tomados com as refeições; outros devem ser tomados com o estômago vazio.

Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

Comece dando à pessoa doses de carvão ativado: Cada dose deve ser de 4 cápsulas, 8 comprimidos ou 1 a 2 colheres de chá de pó, mexido em um copo de água. Dê uma dose cada vez em que houver vômitos ou diarréia. Mantenha-o na cama e aplique uma dieta líquida durante a fase aguda, enquanto há náuseas e vômitos.