Quem está prestes a se aposentar pode ser demitido?

Perguntado por: ojaques . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Na verdade, essa é uma dúvida bem pertinente, em que todos os segurados deveriam ao menos se perguntar sobre isso. Afinal de contas, existe sim uma regra que se chama “estabilidade pré-aposentadoria”. Em suma, é um direito que garante que não pode haver a demissão próximo do período de se aposentar.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderá negar a sua aposentadoria por uma série de motivos. Motivo (1): Falta de documentação; Motivo (2): Falta de tempo de contribuição ou carência; Motivo (3): Pendências no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);

Conclui-se, então, que independentemente de o trabalhador ter se aposentado enquanto o seu contrato de trabalho estava vigente, ou trabalhar estando aposentado, se houver demissão sem justa causa é devido o saque da multa de 40% do FGTS.

Todos aqueles que ficaram afastados por mais de 15 dias do trabalho tem o direito à estabilidade, mesmo que não possuam sequela alguma e que não recebam o auxílio acidente.

Mas mantenha a calma e saiba que existe o que chamamos de um tipo de estabilidade pré-aposentadoria. Essa, no entanto, é uma regra que garante que a pessoa não sofra demissão até um período antes de conseguir se aposentar. Não existe nenhuma lei trabalhista que engloba essa regra.

Para saber se o trabalhador tem direito ou não a estabilidade pré-aposentadoria, é necessário realizar um cálculo do tempo de serviço para saber quando irá se aposentar. Depois será preciso solicitar a convenção coletiva do sindicato da categoria a qual pertence.

Os direitos do trabalhador que se aposenta são os mesmos dos demais trabalhadores não aposentados, sem prejuízos, inclusive, em relação ao pagamento de sua aposentadoria, que será mantida no valor integral. O empregado não é obrigado a comunicar, que se aposentou ao seu empregador (exceto se for empresa pública).

Para se aposentar por idade, o homem precisará ter 65 anos de idade. Já a mulher, agora em 2023, precisará de 62 anos de idade. Assim, para quem tem cerca de 15 anos de tempo de contribuição, e entre 55 e 60 anos de idade em 2023, a Aposentadoria por Idade não será possível.

65 anos

Serviço para pedir benefício de aposentadoria para a pessoa que: comprove a carência mínima de 180 contribuições; tenha 15 anos de tempo de contribuição; tenha a idade mínima de 65 anos, se homem, ou 62 anos de idade, se mulher.

A Aposentadoria por Tempo de Contribuição será calculada considerando-se 80% das maiores contribuições vertidas a partir de julho de 1994. Nesse resultado (definido como salário de benefício), poderá ser aplicado o Fator Previdenciário conforme o caso.

A partir do momento da aposentadoria, todos os meses o empregado terá direito a retirar os depósitos na conta do FGTS. Caso o aposentado troque de emprego, só terá direito ao saque do FGTS ao fim do contrato de trabalho, como ocorre com os demais trabalhadores.

Como calcular o valor que vai receber de aposentadoria? Será feita a média de todos os seus salários, como te expliquei antes; dessa média, você receberá 60% + 2% ao ano que exceder: Homens: 20 anos de tempo de contribuição; Mulheres: 15 anos de tempo de contribuição.

É possível sacar o FGTS mesmo em caso de pedido de demissão, caso seja uma demissão consensual, ou em casos de rescisão indireta, saque-aniversário, calamidade pública, entre outros.

Também deve ser pago ao trabalhador uma indenização que se refere à multa que varia de 25% a 100% do salário do empregado.

Dirigentes sindicais
Funcionários que se candidatarem durante o período do aviso prévio não têm direito à estabilidade.

Porém, em geral, ocorre o ajuizamento do fato e cabe à Justiça decidir pela reintegração ou indenização. Mas vale lembrar que os julgadores também podem identificar má fé por parte do trabalhador, principalmente, quando este demora muito para buscar os seus direitos legais.

A estabilidade pré-aposentadoria garante a permanência no emprego a pessoas que estejam próximas de preencher os requisitos para alcançar a aposentadoria. É uma segurança conferida a quem for demitido sem justa causa e tenha dificuldade de realocação no mercado de trabalho em razão da idade.

A questão é que, diferentemente do que as pessoas pensam, o empregado com mais de 50 anos pode, sim, solicitar o abono pecuniário de férias. Logo, a vedação do fracionamento de férias para esse empregado não impede a conversão do terço de férias em abono pecuniário.

Apesar de continuar contribuindo com o INSS, o aposentado ao continuar trabalhando perde direito aos principais benefícios, como: auxílio-doença; auxílio-acidente; seguro-desemprego.

O advogado especialista em aposentadoria revela um segredo para conseguir a aposentadoria mais alta. O melhor dia para a pessoa se aposentar é a data do aniversário – ao completar mais um ano de vida, o fator previdenciário diminui e o benefício aumenta.

Homem: 62 anos e 35 anos de contribuição — sendo 20 de serviço público, 10 de carreira e 5 no cargo que se quer aposentar, com 100 pontos em 2023; Mulheres: 57 anos e 30 anos de contribuição — sendo 20 de serviço público, 10 de carreira e 5 no cargo que quer se aposentar, com 90 pontos em 2023.