Quem está na UTI pode receber visitas?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Visita de familiares na UTI por 12 horas diárias não gera risco a pacientes. Quem já teve um familiar ou amigo próximo internado em uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) sabe que, em geral, as visitas são restritas a cerca de duas horas diárias, às vezes fracionadas.

permitido realizar visita diária aos pacientes, utilizando o crachá identificado com o nº do leito na UTI, sendo colocado em local visível. Ao término da visita, o crachá deverá ser devolvido no mesmo local onde foi retirado. Ao entrar na UTI para a visita é necessário desligar o aparelho celular.

Pede-se para que os acompanhantes aguardem informações dentro do quarto do paciente. Porém, se necessário, é possível acionar a equipe por meio da campainha; Recomenda-se que o tempo de visita seja usado para incentivar o paciente em sua recuperação.

A UTI nasceu como um ambiente restritivo. Acreditava-se que visitas poderiam trazer riscos aos pacientes, como infecções, e que a presença dos familiares poderia causar estresse nos profissionais, que teriam que lidar com mais gente”, explica o pesquisador.

Recomendamos não utilizar aparelhos celulares dentro do Hospital, devido ao risco de interferências nos equipamentos de monitorização. Na UTI é proibido o uso desses aparelhos; observe e siga os avisos de utilização dos celulares.

Presença familiar na UTI
Recomenda-se oferecer uma presença familiar aberta ou flexível ao lado da cama, que atenda às necessidades da família. Ao mesmo tempo, deve-se prestar apoio ao staff e reforçar os aspectos positivos de trabalhar em parceria com as famílias.

O sono é considerado uma condição biológica essencial para manutenção da fisiologia, bem como do emocional e do bem-estar humano. Contudo, dormir na unidade de terapia intensiva tem sido relatado, pelos sobreviventes de doenças críticas, como de baixa qualidade e de grande estresse durante a internação (1).

A redação atual do art. 16 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso) garante a presença do acompanhante para o idoso sob observação ou internado, sem restringir a mesma em UTIs.

As definições atuais de internação prolongada variam (sete, dez ou 14 dias) conforme o perfil das unidades e dos pacientes.

suporte vital de alta complexidade, com diversas modalidades de monitorização das funções corporais essenciais para a vida; suporte orgânico avançado a fim de manter a vida do paciente em “condições clínicas de gravidade extrema e risco de morte por insuficiência orgânica”.

O uso de roupas sumárias, como shorts, saias curtas, roupas transparentes, bermudas, camisetas, trajes de banho, chinelos e calçados abertos, não é apropriado para o acesso ao hospital. Trazer apenas objetos de uso pessoal, tais como pente, escova dentária, creme dental, desodorante, roupas íntimas.

Normalmente, o CTI não abriga casos especializados em uma patologia específica, mas sim todos os pacientes que precisam de acompanhamento intensivo. Já a UTI é destinada a casos específicos, como a UTI neonatal, UTI cardiológica, UTI para queimados, etc.

O acompanhante do paciente também deve portar uma identificação com foto. Na mala, o paciente deve colocar apenas itens essenciais: material de higiene pessoal (shampoo, sabonete, escova de dente, creme dental, desodorante, tolha de banho e de rosto) e roupas confortáveis.

A visita aos pacientes internados ocorre de domingo a sábado, das 14:00h as 17:00h. Caso os responsáveis pelo paciente desejem informações do médico assistente do paciente, existe um horário de visitação de segunda-feira a sexta-feira das 08:00h as 09:00h.

UTI ADULTO
De 09h30min às 11h e de 19h30min às 20h30min.

O paciente ficará fazendo hemodiálise até que os seus rins mostrem sinais de recuperação. As sessões de hemodiálise podem ser contínuas, isto é, por 24h ininterruptas, ou por apenas algumas horas durante o dia, dependendo da gravidade do caso. Existem vários outros procedimentos médicos invasivos realizados em uma UTI.

Principais riscos biológicos envolvem a exposição dos trabalhadores a fluidos corporais, a gotículas e aerossóis; e estão relacionados ao descarte inapropriado do material e à sujidade do ambiente. Os riscos de acidentes referem-se ao contato com materiais perfuro cortantes e a estrutura física inadequada.

Quanto a levar presentes, priorize os que entretenham, como livros, filmes, itens religiosos, mas eles devem estar higienizados ou lacrados.

Geralmente a queda de pacientes em hospitais está associada a fatores vinculados tanto ao indivíduo como ao ambiente físico, entre os fatores vinculados ao paciente destacam-se: idade avançada (principalmente idade acima de 85 anos), história recente de queda, redução da mobilidade, incontinência urinária, uso de ...