Quem está na menopausa precisa tomar anticoncepcional?

Perguntado por: rzanette . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

Usar algum método contraceptivo ao longo da perimenopausa e conservá-lo até um ano após a última menstruação é fundamental para quem não quer engravidar nesta fase.

Mulheres saudáveis podem utilizar a anticoncepção hormonal até os 50 anos de idade, época em que deve ser descontinuado e trocado por outro método até 1 ano após a suspensão da menstruação.

Ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos. Quando ocorre por volta dos 40 anos, é chamada de menopausa prematura ou precoce. O termo menopausa é, muitas vezes, utilizado indevidamente para designar o climatério, que é a fase de transição do período reprodutivo, ou fértil, para o não reprodutivo na vida da mulher.

Um pouco mais tarde, em torno dos 35 anos, inicia-se a fase do climatério, que se prolonga até os 65 anos de idade da mulher. Essa fase apresenta vasta sintomatologia, que circula entre mudanças físicas, psicológicas e sociais.

Métodos anticoncepcionais para mulheres acima de 40 anos
Minipílula (pilula de progesterona), anticoncepcional injetável hormonal (Depo-Provera), implante anticoncepcional, DIU de cobre, DIU Mirena (DIU hormonal) ou camisinha masculina.

Assim, o tratamento da irregularidade menstrual devido a ciclos anovulatórios na perimenopausa, após exclusão de doença endometrial, costuma ser feito com acetato de medroxiprogesterona, 10mg, uma vez ao dia, do 14o ao 26o dias do ciclo (D) (2,3).

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Aumento de possibilidades de problemas no fígado
A ingestão de hormônios via oral pode sobrecarregar o fígado, pois este órgão é responsável por metabolizar o medicamento. Ao longo do tempo de uso deste método contraceptivo, existe o risco do fígado sofrer problemas como a sobrecarga.

Não existe efeito cumulativo com o passar dos anos ou meses. Da mesma forma que, quando a mulher para de usar a pílula, ela volta a ovular e menstruar no mês subsequente, não impactando na taxa de fertilidade”, explica Thalita Domenich, ginecologista e consultora do Tarja Rosa.

Sim, é possível, mas devemos observar alguns fatos importantes. Uma mulher com 40 anos tem chance de 50% de engravidar dentro de um ano.

Dor nas costas, pernas e braços, redução da força muscular e menor aptidão física são alguns sintomas da queda nos níveis de estrogênio.

Mulheres próximas da menopausa estão no final da reserva ovariana e quando isto acontece, a menstruação fica irregular pela falta de ovulação. Neste momento é importante proteger endométrio, seja com o uso de progesterona, seja com o início da terapia de reposição hormonal.

Durante a pré-menopausa seus hormônios estão em modo “ioiô” e seus ovários continuam a liberar óvulos. Tradução: uma gravidez é perfeitamente possível.

Geralmente, a andropausa se apresenta em homens que estão entre os 40 e 55 anos de idade, mas, uma vez que o declínio de produção de testosterona se inicia, ela não tem data para terminar. Conforme os anos passam, o homem produz cada vez menos hormônio e permanece na andropausa.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

Os piores alimentos para menopausa
As bebidas alcoólicas e alimentos ricos em gordura trans, também podem agravar os sintomas da menopausa e aumentar o risco de doenças crônicas. Portanto prefira alimentos saudáveis e equilibrados para ter uma boa saúde durante essa fase.

Dores de cabeça, particularmente uma enxaqueca, estão ligadas aos hormônios femininos. É uma das razões pelas quais as mulheres são mais propensas a enxaquecas do que os homens. A pesquisa descobriu que o declínio dos níveis de estrogênio durante a menopausa é a causa dessa enxaqueca menstrual ou dor de cabeça.

Portanto, a pílula pode sim, ser usada criteriosamente em faixas etárias mais perto da menopausa.

Nomegestrol: funciona como método contraceptivo;
Os implantes hormonais são uma opção de tratamento ginecológico para endometriose, adenomiose, miomas, TPM, reposição hormonal da menopausa, ou mesmo como método contraceptivo.