Quem está grávida pode tomar vinho?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Gravidez: o consumo de vinho de forma moderada não prejudica a gestação. Indo contra grande parte do que os médicos sempre relataram, ao longo dos anos, um estudo feito e publicado na Revista Internacional de Obstetrícia e Ginecologia afirma que uma mulher grávida pode beber, no máximo, uma taça de vinho.

O que se sabe é que qualquer quantidade de álcool em qualquer momento da gestação pode atingir o feto e causar a Síndrome Alcoólica Fetal, completa ou parcial”, disse. Conceição explica que o álcool passa facilmente pela placenta e atinge o feto, podendo causar várias lesões, principalmente, no sistema nervoso central.

Álcool no início da gravidez aumenta progressivamente risco de perder bebê

O que a grávida pode e não pode beber?

  • Água.
  • Sucos de frutas.
  • Refrigerante.
  • Álcool.
  • Leite.
  • Bebidas fermentadas, como Kombucha e Kefir.
  • Café ou outras bebidas com cafeína.
  • Chá

O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?

  • Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;
  • Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;
  • Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;

Mesmo uma pequena quantidade de álcool pode ser prejudicial. É mais seguro NÃO beber durante a gravidez. O que é FASD? Síndrome Fetal do Álcool (FAS) e Distúrbios do Espectro Alcoólico Fetal (FASD) são nomes dados aos problemas que um bebê pode ter se a mãe beber durante a gravidez.

As cervejas sem álcool apresentam os mesmos componentes nutricionais que a cerveja tradicional sem prejudicar a saúde das gestantes e seus bebês.

2Não existe contraindicação sobre o refrigerante na gravidez, mas devido aos seus componentes alguns desconfortos podem ser gerados, como no caso os abdominais pelo excesso de gás. 3Não só o refrigerante, mas todos os alimentos com grande teor de açúcar e cafeína devem ser consumidos moderadamente durante a gravidez.

Ninguém sabe ao certo o quanto o consumo de álcool durante a gestação pode afetar o desenvolvimento de um bebê, por isso o Ministério da Saúde aconselha que mulheres grávidas não tomem nada de bebida alcoólica.

O álcool é completamente contraindicado na gestação, em qualquer período. Também não é recomendado que seja consumido durante a amamentação. Não existe dose de bebida alcóolica segura.

O álcool deve ser completamente banido durante a gravidez. Há diversos estudos que comprovam os riscos da ingestão da bebida alcoólica para o desenvolvimento do bebê.

Ainda que o vinho escolhido para consumo tenha baixo teor alcoólico, os riscos para o bebê existem. Portanto, o consumo de bebidas alcoólicas é um dos hábitos que devem ser suspensos durante a gravidez.

Pessoas com doenças hepáticas, que fazem uso de medicamento controlado ou gestantes não devem ingerir quaisquer bebidas alcoólicas. Vinhos tintos possuem polifenóis que são considerados benéficos à saúde.

As diretrizes atuais recomendam o consumo de, no máximo, 200 mg de cafeína por dia durante a gravidez. A quantidade da substância varia de acordo com a preparação. Por exemplo, uma xícara de 230 ml de café coado pode conter de 95 a 165 miligramas de cafeína.

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).