Quem está entubado ouve?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Não ouve. E mesmo que ouvisse, os medicamentos que ele está usando causam amnésia.

O paciente intubado está consciente? Os pacientes intubados são mantidos inconscientes e estão em sono profundo (coma induzido) principalmente para tornar o processo mais confortável e evitar que o tubo seja removido, o que poderia causar graves lesões na via aérea.

Para a surpresa, e principalmente alegria de todos, ao ouvir a voz da mãe e do irmão, o paciente entubado abriu os olhos pela primeira vez desde que foi entubado e chorou. Uma comoção que foi sentida por todos.

A intubação orotraqueal causa agravo à via aérea na maioria dos enfermos, levando a edema laríngeo, ulcerações e detrimentos nas cordas vocais. Isso sucede pela passagem/impacto do tubo orotraqueal no momento da intubação. A presença de danos nas vias respiratórias produzidos por intubação orotraqueal varia até 8%.

Os sintomas vocais surgem após 15 a 20 dias da remoção do tubo traqueal, porém quando pequenos eles podem não causar sintomas.

Passada a operação vêm a observação e o processo de extubação (retirada do tubo de oxigênio da traqueia), o qual ele vai passar paulatinamente, o que provoca essa agitação dele”, disse o médico.

Quando o anestesista aplica uma medicação, ele está induzindo um coma, está gerando um estado de alteração do nível de consciência. O paciente não pode ser despertado, mas não é por uma lesão, e sim pelo efeito da medicação. Estruturalmente o cérebro dele continua intacto”, afirma o especialista.

Pacientes graves que estão sob ventilação mecânica (com respiradores artificiais) precisam receber injeções de sedativos para suportarem a dor e a privação de sono na unidade de terapia intensiva (UTI). Só que o uso de sedativos pode dificultar a retirada dos equipamentos de respiração artificial.

De acordo com o dicionário Michaellis, o correto é entubar, que significa "introduzir tubo em canal ou cavidade de paciente". Porém, o termo intubar também existe e é utilizado na medicina. Ou seja, o termo mais indicado na Língua Portuguesa é entubar, mas o uso da palavra intubar também é amplamente aceita.

O desmame é a retirada gradual ou abrupta do suporte ventilatório mecânico. Já a extubação é a retirada do tubo endotraqueal. Tipos de desmame. São classificados como simples, difícil e prolongado, o que deve ser levado em consideração no momento da transição para a ventilação mecânica.

1. Dar ou tomar a forma de tubo (ex.: entubou a chapa metálica; a folha entubou-se). 2. Pôr dentro de um tubo (ex.: máquina de entubar tabaco; entubar o gás).

Além disso, a maioria dos pacientes na UTI sentem dor, e a têm como a memória mais frequente do seu período de internamento. Nesse cenário, o uso da Sedação é amplamente difundido com o objetivo de proporcionar maior conforto possível ao paciente.

Pessoas que estão no chamado estado vegetativo podem abrir e até mover os olhos. Podem sorrir, agarrar a mão de alguém, chorar, gemer e grunhir. Mas não conseguem reagir a um ruído repentino ou entender o que é dito à sua volta.

Pessoas em coma não abrem os olhos, não respondem a nenhum estímulo externo e não podem ser despertadas. Estima-se que o metabolismo cerebral de uma pessoa nessas condições diminua em 50%.

Complicações da entubação traqueal
Qualquer tubo translaríngeo causa algum grau de lesão às pregas vocais; às vezes, ocorrem ulceração, isquemia e paralisia prolongada das pregas vocais. Estenose subglótica pode ocorrer depois (habitualmente, 3 a 4 semanas). Erosão da traqueia é incomum.

Simples: se a retirada ocorre no primeiro teste de respiração espontânea (TRE). Difícil: se a retirada se dá em até 3 TRE, ou em até 7 dias após o primeiro TRE. Prolongado: o paciente falha em mais de 3 TRE ou necessita de mais de 7 dias após o primeiro TRE.

Quando entuba, a pessoa recebe medicamentos para ficar sedada, em coma induzido. A gente fala que é para acoplar melhor [o tubo], para conseguir fazer o pulmão ventilar adequadamente, porque se ele fica acordado, sem sedação, o tubo incomoda muito.

A rouquidão é um dos sintomas mais frequentes após a intubação de um paciente, mas costuma ser temporária, com duração de dois a três dias. Entretanto, há situações mais graves, que também podem gerar fraqueza na voz. “As pregas vocais ficam localizadas na laringe, por onde passa o tubo orotraqueal para a intubação.

Existem três tipos de vias aéreas definitivas: tubo orotraqueal, tubo nasotraqueal e via aérea cirúrgica (cricotireoidostomia e traqueostomia), e o médico deve estar familiarizado e devidamente capacitado quanto a suas indicações e execuções.

O tempo médio entre a internação na UTI e a entubação foi de 0,00+1,90.

O ideal é usar a via gástrica (por SNG), porém se não for tolerada, utilizar a via pós-pilórica. Lembrar que a colocação de qualquer dispositivo de acesso entérico pode provocar tosse e deve ser considerado um procedimento gerador de aerossol.