Quem está de dieta pode comer salame?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Se você está fazendo uma dieta proteica, com restrição de carboidratos e gorduras liberadas, não seria correto afirmar que o salame engorda. Neste caso, ele pode estar dentro das diretrizes da dieta, que pode ainda incluir outros alimentos gordurosos como bacon e salsicha.

Alimentos proibidos
Embutidos e carnes processadas: bacon, linguiça, salsicha, mortadela, salame etc.

Mortadela, presunto e salame são ricos em gorduras e, por isso, comprometem a dieta. Substitua pelas versões com menos gordura como, por exemplo, o presunto sem capa de gordura ou o peito de peru.

Mesmo a mortadela light apresenta alto teor de gordura animal, o que significa que qualquer tipo de mortadela engorda, além de elevar os índices do colesterol ruim; portanto, consuma com moderação!

Existem 58 calorias em Salame (1 fatia).

288 calorias

Existem 288 calorias em Salame (5 fatias).

Presunto sem capa de gordura
A vantagem do presunto sem a capa de gordura é que ele tem menos calorias e menos sódio - apesar de as quantidades ainda ficarem altas. Além disso, a quantidade de gordura é quase zero.

carne suína

O salame é um produto feito com pedaços de carne suína, bovina e toucinho, adicionado de ingredientes, embutido, curado, fermentado, maturado e dessecado.

345 calorias

Existem 345 calorias em Salame (6 fatias).

107 calorias

Ovo cozido > Elimina as gorduras prejudiciais à saúde presentes no ovo frito. Além disso, ele é menos calórico: um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75.

Só que para fazer uma versão mais saudável de aperitivos, a melhor dica é investir em uns tipos menos gordurosos, como queijo cottage, ricota, minas frescal e até mesmo a muçarela de búfala. Eles são opções mais lights e podem ser usados em diferentes receitas.

No entanto, consumir salame diariamente é prejudicial, já que além da alta concentração de gorduras e calorias ele também contém bastante sódio, o que pode provocar hipertensão e outros problemas vasculares.

Além de maneirar na alimentação noturna, também é preciso ficar atenta(o) ao tipo de alimento consumido. Alimentos ricos em gordura, como salsicha, salame e hambúrguer, por exemplo, dificultam a digestão e, consequentemente, o sono.

Mas, desde que consumida com moderação, a linguiça não causará problemas à saúde e à dieta de uma pessoa. Por isso, uma boa opção é planejar refeições saudáveis e desfrutar ocasionalmente de uma deliciosa linguiça.