Quem está de dieta pode comer feijão?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

Por suas características, o feijão aumenta a sensação de saciedade de quem o consome, o que é ótimo para aqueles que estão fazendo algum tipo de dieta de emagrecimento. Além disso, as fibras alimentares do feijão auxiliam na diminuição do risco de doenças cardiovasculares, do diabetes e do colesterol.

Para responder esta pergunta, é preciso analisar os dois alimentos separadamente. Ao compararmos exclusivamente as calorias, uma xícara de arroz branco cozido contém 203 cal, contra 181 cal da mesma quantidade de feijão cozido. Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão.

Consumir na dieta
No almoço e no jantar você pode comer a sopa de feijão. Deixe seu grão o mais saudável possível: tire as gorduras como bacon ou linguiça e acrescente tomate, salsinha ou coentro, chuchus, inhames e cenoura. Nos seus lanches da tarde escolha comer uma fruta e tenha horário para todas as suas refeições.

Uma pesquisa do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina da UFMG revela que deixar de comer feijão está associado ao ganho de peso. O estudo mostrou que o grupo que não consumiu o produto teve 10% mais chances de desenvolver excesso de peso e 20% mais chances de desenvolver obesidade.

Excelente para quem quer emagrecer
Uma porção de 60 gramas de feijão tem apenas 205 calorias. Por suas características, o feijão aumenta a sensação de saciedade de quem o consome, o que é ótimo para aqueles que estão fazendo algum tipo de dieta de emagrecimento.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Feijão Fradinho
Ele é rico em fibras, ferro, zinco, manganês, potássio e proteínas, sendo uma opção para quem não quer engordar muito, pois é pobre em calorias.

O que engorda mais: ovo cozido ou ovo frito? Um ovo grande cozido possui em média 146 cal, enquanto o mesmo frito possui 240 cal. A melhor maneira de se comer ovo é ele cozido, devido à alta taxa de gorduras e acréscimo de calorias que acontece quando se frita o alimento em óleo.

Comer arroz e feijão todo dia engorda
Os dois têm calorias, conferindo energia à refeição e, se consumidos com moderação, não fazem engordar e não atrapalham quem está fazendo um plano alimentar para emagrecer.

O arroz e o feijão podem e devem ser incluídos em todo plano alimentar, inclusive para perda de peso.

Emagrecimento. O arroz e Feijão não são apenas uma opção equilibrada e nutritiva; também podem ser utilizados como estratégia de emagrecimento.

Rico em vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade e gorduras boas, o ovo é muito saudável, aliado de quem busca emagrecer. Veja bons motivos para incluir o alimento em seu cardápio: 1. Ajuda na perda de peso O ovo confere saciedade, fazendo com que você coma menos ao longo do dia.

Feijão com arroz é a combinação proteica perfeita. Não faz mal comer à noite. Só faz mal, se a pessoa jantar às 22h e dormir às 23h. Se ela comer às 20h e dormir às 23h, não tem problema nenhum”, afirma.

Macarrão é base de uma das dietas mais saudáveis do mundo
Ela utiliza como da alimentação vegetais, peixes, azeite de oliva, molho de tomate, grãos, carnes magras e…

Em média, de duas a três colheres de sopa de arroz e uma concha e meia de feijão em uma refeição são suficientes para suprir as necessidades diárias, não sendo necessário repetir a dose no jantar, por exemplo.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

15h

Um estudo publicado na revista JAMA, nessa segunda-feira (8/8), traz uma indicação surpreendente para pessoas que desejam perder peso. O horário ideal para o jantar seria às 15h, de acordo com o levantamento.