Quem está com trombose pode fazer caminhada?

Perguntado por: aalmada4 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Durante o tratamento da tromboflebite, os pacientes são encorajados a evitar a imobilidade, ficar ativo para manter a circulação do sangue e continuar suas atividades diárias normais, incluindo o caminhar normal.

Proibido o tabagismo:
Substâncias contidas no cigarro deixam o sangue mais coagulável e também causam microlesões nos vasos sanguíneos. Por isso, é proibido para todos que já tiveram trombose, independente da causa.

Alongamentos, corridas, caminhadas, exercícios em esteiras e bicicletas ergométricas são ainda mais eficazes no combate à trombose. Buscar ajuda de um médico vascular e evitar os fatores de risco que podem ser associados à condição também são passos importantes a serem seguidos.

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

Outra prática que ajuda a aliviar a dor da trombose é optar por banho gelado, por causa do seu efeito anti-inflamatório, que acaba ativando a circulação e promovendo a vasoconstrição. Assim como a adoção de fotobiomodulação (com uso de LEDs vermelho e infravermelho), uma terapia a laser de baixa intensidade.

O sangue acumula-se no membro inferior e a veia fica inflamada. Sente-se uma dor indefinida, comparável com uma cãibra. Tipicamente, as dores diminuem se a perna for colocada para cima e o inchaço reduzir.

Fase aguda – até aproximadamente três semanas após seu início. Na fase aguda os sinais e sintomas são mais marcantes podendo haver dor, edema, e mudança de cor no membro afetado. Esta é a fase mais perigosa pois o trombo ainda não está totalmente aderido à parede do vaso e pode se soltar provocando a embolia pulmonar.

Profissões que exigem ficar em pé ou sentado por longos períodos, tais como motoristas, caixas de supermercado, cabeleireiros, entre outros. É possível trabalhar em profissões que exijam esforço físico pesado com trombose venosa profunda? Geralmente não é recomendado, pois pode agravar a condição de saúde.

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Entre as opções estão: Diluidores do sangue, como anticoagulantes, que diminuem as chances de haver coagulação do sangue. Uso de medicamentos para casos mais graves de tromboses e também de embolia pulmonar, conhecidos como heparina.

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

O Repouso na Trombose e Risco de Novos Coágulos
Ao contrário de outras doenças, o repouso absoluto para pacientes de trombose não é recomendado.

Ao fazer exercícios regulares, como caminhada, corrida ou natação, você está ajudando a fortalecer os músculos das pernas, melhorando a circulação sanguínea. Além disso, o exercício também ajuda a controlar o peso, reduzir o estresse e melhorar a saúde cardiovascular geral.

- As pessoas que já tiveram trombose e já pararam de tomar os anticoagulantes, devem tomar AAS para prevenir o aparecimento de uma nova trombose.