Quem está com pedra na vesícula pode fazer atividade física?

Perguntado por: zcastro3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

E o que a atividade física tem a ver com as pedras na vesícula? Recentemente, a Associação Europeia de Estudos do Fígado (EASL) destacou que a atividade física também atua como protetor contra a formação de pedras na vesícula, os chamados cálculos biliares.

Doces em geral; Alimentos processados com gordura saturada, como embutidos (mortadela, presunto, salsichas) ; Produtos industrializados; Frituras.

Não se deve realizar esforços físicos como erguer peso e andar de bicicleta.

Sintomas de vesícula inflamada
Dor aguda no lado direito do abdome. Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC. Sensação de náuseas. Vômitos frequentes.

Ou seja, quem tem cálculos de vesícula não tem como efeito o emagrecimento. Na verdade, o que pode acontecer é um efeito secundário. Isso porque os sintomas da pedra na vesícula envolvem dores fortes na boca do estômago, náuseas, vômitos e diarreia. Tais fatores podem acabar diminuindo o apetite do paciente.

O tratamento para pedras na vesícula pode ser feito através de medicamentos, com o objetivo de diluir o cálculo quando o colesterol é a principal causa. Mas, a cirurgia continua sendo o método mais indicado.

Como é feito o tratamento da Pedra na vesícula? A cirurgia é normalmente indicada para os cálculos biliares. O método cirúrgico mais indicado é a laparoscopia, para retirada total da vesícula, chamada colecistectomia. Essa cirurgia é indicada pois é menos invasiva, o que permite uma recuperação mais rápida.

O paciente demora duas semanas para se recuperar, onde deve ficar de repouso, não pegar peso e nem realizar atividades físicas, mas pode fazer caminhadas e movimentos leves que podem ajudar a acelerar a recuperação. Quer saber mais?

Beber mais água: é importante para evitar a formação de uma lama biliar espessa. Quando o consumo de água é baixo, a bile fica mais encorpada, favorecendo a formação de pedras na vesícula.

Pedra na Vesícula: coco, amendoim e banana são alimentos prejudiciais para quem lida com a patologia – Hospital de Caridade São Vicente de Paulo.

Essa é uma dor intensa que aparece de repente e que pode irradiar também para as costas, mais precisamente do lado direito e logo abaixo das costelas. É chamada de cólica biliar e caracteriza uma crise de pedra na vesícula. Sua duração varia entre 30 a 120 minutos, e geralmente surge após as refeições.

Quando é indicada a cirurgia de retirada da vesícula? Em geral, a colecistectomia é indicada quando o paciente apresenta um quadro de dor ou inflamação da vesícula , causadas por cálculos ou pólipos com suspeita de câncer. Independente da técnica utilizada, o procedimento é realizado sob anestesia geral.

Café diminui risco de pedra na vesícula
A mesma revisão científica mostrou que o consumo moderado de café ajuda a diminuir o risco de contrair pedra na vesícula. A condição é causada pelo acúmulo de resíduos petrificados na vesícula biliar, órgão que produz a bile.

Muitos fatores podem alterar a composição da bile e acionar o gatilho de formação de pedra na vesícula. Alguns fatores que aumentam o risco são: – dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras; – vida sedentária, com elevação do LDL (mau colesterol) e diminuição do HDL (bom colesterol);

Muitas pessoas podem ter excesso de gases e ser algo normal. No entanto, a frequência desse quadro deve ser averiguada. Se você passa a produzir muitos gases e ter a barriga inchada diariamente e durante semanas, estes sinais podem indicar a presença de pedra na vesícula.

O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética. Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.

Os principais sinais e sintomas são:

  1. Dor súbita e intensa na parte superior direita do abdômen, geralmente após refeições;
  2. Náusea;
  3. Vômito;
  4. Cólicas;
  5. Dores pontuais nas costas;
  6. Inchaço;
  7. Dor de cabeça;
  8. Febre.

Sinais de pedras na vesícula
Enjoo, azia, indigestão, tontura, após a refeição, são outros sinais de pedra na vesícula.

Os cálculos que acabam obstruindo a saída da vesícula, ou mesmo as vias biliares, geralmente causam sintomas como cólicas (caracterizadas por dores no abdômen) que podem irradiar para as costas (próximo às escápulas). Não raramente, a dor também pode irradiar para os ombros direito.