Quem está com obstrução intestinal consegue defecar?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Quando o intestino está bloqueado, o paciente não consegue evacuar nem liberar gases.

Além disso, existem quadros que o uso de laxantes pode causar a piora da situação. Um exemplo disso é um caso de obstrução intestinal, afinal, o caminho para a passagem de fezes está fechado e forçar o funcionamento do intestino, nesse caso, pode causar a ruptura intestinal.

Estresse, depressão e ansiedade são outras ocorrências capazes de interferir nos hábitos intestinais. A complicação mais comum da constipação é o fecaloma, massa compacta de fezes endurecidas, que se deposita no reto ou no cólon-sigmoide, e interrompe o trânsito intestinal.

Em situações assim, a intervenção cirúrgica é urgente, já que pode ser fatal em até 6 horas. Para o correto diagnóstico, a consulta médica com um especialista é essencial.

Os sinais e sintomas clássicos são dor abdominal, distensão, vômitos, náuseas e constipação absoluta. A idade do paciente pode ajudar a determinar a causa mais provável. Uma malignidade deve ser considerada em todos os pacientes que apresentam obstrução do intestino grosso.

Sintomas. Parar de evacuar e de eliminar gases são os sintomas mais comuns da obstrução intestinal. No entanto, caso a obstrução seja parcial, é provável que ocorra ainda sim a eliminação de gases.

O diagnóstico pode ser feito a partir da avaliação dos sintomas pelo médico, além do exame físico do paciente. Para identificar a obstrução, é realizado o exame de colonoscopia, que consiste na captura de imagens do intestino grosso e da parte final do intestino delgado.

O tratamento, no caso de uma obstrução parcial leve, é feito através da administração de líquidos na veia ou até por meio de uma sonda que entra no nariz e vai até o intestino para aliviar a pressão. Além disso, o paciente deve ficar em jejum até que o problema seja resolvido.

O procedimento pode ser realizado de duas formas: por forma convencional com uma incisão na parte central do abdome ou por laparoscopia. Nessa forma são feitas cinco pequenas incisões na região do abdômen. Por meio delas, o cirurgião colocará variados tubos, medindo de 5 a 10mm.

Não se desespere acreditando no mito de que se deve evacuar todos os dias. Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.

O tenesmo pode ser real (quando o paciente consegue de fato eliminar as fezes) ou uma sensação incômoda que faz a pessoa ir ao banheiro diversas vezes, mas não sai nada! Também pode estar relacionado a estresse, ansiedade e outros problemas psicológicos.

Comece uma dieta saudável
Por isso, prefira um cardápio com alimentos ricos em fibras, pois elas contribuem para o funcionamento do sistema digestivo e para a formação das fezes. Evite os alimentos processados e industrializados, que são pouco nutritivos e podem piorar a prisão de ventre.

A defecação obstruída, ou constipação disquézica, inclui alterações anatomofuncionais dinâmicas do assoalho pélvico, resultando em dificuldade para expelir as fezes.

Tipos de remédios que podem causar constipação
Agentes anti-colinérgicos. Antiespasmódicos. Antidepressivos tricíclicos. Bloqueadores dos canais de cálcio.