Quem está com intoxicação alimentar pode tomar coca?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Em caso de intoxicação, é fundamental que a pessoa não beba leite e derivados, alimentos ricos em cafeína como o café, chocolate e refrigerante, já que a cafeína estimula o funcionamento do intestino e pioram o intestino em vez de melhorar, e não comam comidas gordurosas.

Beba bastante água — Além de hidratar, a água estimula a circulação sanguínea, o que ajuda a purificar o sangue, além de fazer os rins trabalharem, auxiliando na filtragem do que foi ingerido. Sem contar que água contribui para a formação do bolo alimentar, o que melhora o funcionamento intestinal e regula a excreção.

Outros sintomas incluem: náusea, vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas, febre. Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

É importante buscar por um profissional independente do agravamento dos sintomas, mas é ainda mais urgente se o paciente apresentar:

  1. Vômito ou diarreia avermelhado e/ou com presença de sangue;
  2. Sinais de desidratação, como tontura, sede excessiva e boca seca;
  3. Febre acima de 38ºC.

> Vômitos; > Dores abdominais ou cólicas; > Diarreia aquosa; > Febre.

Beba água de coco, isotônicos, sucos de frutas, mas evite o consumo de sucos industrializados, especialmente os de maçã e uva.

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Veja abaixo cinco sinais de que seu organismo está precisando de um detox urgente:

  • Falta de sono. ...
  • Intestino preso. ...
  • Vontade exagerada de doces e massas. ...
  • Desequilíbrios hormonais. ...
  • Dificuldade de perda de peso. ...
  • Faça uma reeducação alimentar.

Por exemplo, vômitos e diarreia são sintomas mais comuns na intoxicação alimentar, enquanto sintomas respiratórios, como tosse e congestão nasal, são mais característicos das viroses respiratórias.

Sintomas como dor de cabeça, sede e boca seca estão normalmente associados a quadros de desidratação. Ela é causada pela perda excessiva de líquidos pelo organismo, por meio da diarreia e dos vômitos frequentes.

Infecção alimentar: é o crescimento de microrganismos no intestino após a ingestão de um alimento que contenha células deles4. Intoxicação alimentar: não ocorre a ingestão de microrganismo, mas sim de toxinas produzidas por eles enquanto estavam no alimento4.

A bactéria clostridium botulinum é a causadora do botulismo, um tipo mais grave de intoxicação alimentar, que pode afetar também o sistema nervoso, conforme o Ministério da Saúde.

Antibióticos não são indicados. Soluções orais com glicose e eletrólitos, caldo ou canja podem ajudar a prevenir ou mesmo tratar casos de desidratação leve.