Quem está com inflamação pode comer chocolate?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4 / 5 16 votos

O chocolate contém flavonoides, assim como chás, vinhos tintos e outros alimentos. Os flavonoides são anti-inflamatórios e anti-hemorrágicos, auxiliam o organismo na recuperação pós-operatória. Além disso, eles são antioxidantes e antialérgicos, mais dois bons motivos que comprovam que pode comer chocolate com pontos.

O que são alimentos remosos? Parece um conceito difícil ao escutar o termo, mas alimentos remosos são aquelas opções no seu cardápio que atrapalham o processo de cicatrização, sendo ricos em açúcares e sal, gordura, óleo e afins.

Carboidratos refinados
O processo de refinamento de grãos de trigo e arroz retira as fibras e proteínas que os revestem. Sendo assim, diminuem a capacidade do organismo de processá-los adequadamente. Como resultado, há maior risco de inflamações crônicas, diabetes, síndromes metabólicas e obesidade.

Por isso, a nutricionista Sabrina Theil selecionou alguns dos alimentos responsáveis por causar inflamação no organismo e outros que ajudam a desinflamar.

  • Glúten. Alimentos ricos em glúten são responsáveis por causar inflamações ao corpo. ...
  • Açúcar. ...
  • Carboidratos refinados. ...
  • Laticínios. ...
  • Carne vermelha e embutidos.

Alimentos industrializados
Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Alimentos ricos em gordura – principalmente em gordura trans como os alimentos encontrados em fast food – aumentam a inflamação no organismo e podem prejudicar a cura de feridas, tornando a cicatrização mais lenta.

O que ocorre é que devido à concentração de açúcar e gorduras eles dificultam a circulação sanguínea, limitando a chegada dos nutrientes ao tecido lesionado que está cicatrizando.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

Assim, os alimentos anti-inflamatórios são aqueles que atuam na prevenção de processos inflamatórios, são ricos em gorduras saudáveis e antioxidantes e com baixa carga glicêmica.

Nunca aplique açúcar, margarina, pó de café ou qualquer produto caseiro sobre a lesão. Além de não ajudar em nada na cicatrização, esse tipo de atitude prejudica o tratamento da lesão. Primeiro porque pode contaminar a ferida e, segundo, porque dificulta a avaliação e acompanhamento do profissional de saúde.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  • Terapia por pressão negativa. ...
  • Laserterapia. ...
  • Ozonioterapia. ...
  • Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  • Curativos especiais. ...
  • Suplementação nutricional.

Laticínios e chocolate
É por conter leite e açúcar, por exemplo, que os chocolates são considerados alimentos remosos.

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

O consumo elevado de açúcar e cereais refinados, gorduras trans e saturadas, carnes vermelhas e processadas, alimentos alergênicos, elevado consumo de ômega 6 e baixo consumo de ômega 3, elevado consumo de cafeína e adoçantes artificiais, está associado ao aumento da ativação de substância inflamatórias, que estimulam ...