Quem está com inflamação pode comer camarão?

Perguntado por: smonteiro8 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Camarão é um dos alimentos mais remosos e que aumenta processos inflamatórios. Não é aconselhável consumir alguns tipos de alimentos após a realização de uma tatuagem ou piercing. E, embora o hábito de comer crustáceos seja benéfico à saúde, o camarão é um dos principais alimentos a ser evitado.

Mesmo com esses benefícios, existem algumas contraindicações. O camarão possui um alto teor de colesterol, mas se incluído em uma dieta balanceada, não existe qualquer risco. Quem sofre com ácido úrico, o consumo deve ser controlado, pois o camarão conta com uma alta dose de purina.

Características gerais dos alimentos remosos
Dentre as consideradas comidas remosas na região amazônica estão a carne de porco e derivados; o caranguejo e o camarão; os peixes de pele e cascudos, como tamuatá; os patos e marrecos; os quelônios; e algumas caças, como paca e capivara14.

Algumas substâncias encontradas em certos alimentos ajudam a reconstruir o tecido lesionado durante uma cirurgia. Mas em contrapartida, há itens que devem ser totalmente evitados, e quem está no topo dessa lista é o camarão: ele modifica os níveis de algumas proteínas no organismo, levando a um estado inflamatório.

Quais são os benefícios do ovo no processo de cicatrização? Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

As gorduras encontradas nos lácteos são fundamentais para a cicatrização. Isso porque estes alimentos conseguem atuar nas membranas celulares, que são produzidas com os ácidos graxos. Vale citar que ao liberar uma dose a mais de boas gorduras no organismo, o processo de cura se torna mais rápido.

Para ter ideia, todos os alimentos ricos em gorduras trans, como salgadinhos, sorvetes, biscoitos e congelados, figuram na lista. “Abastecidos de sódio, eles ainda promovem inchaço, mais um fator que atrapalha a cicatrização”, lembra Garcia Júnior.

É fonte de proteínas
O camarão é um alimento com grande quantidade de proteínas: possui em torno de 17 g em 100 g. Por conta disso, o consumo contribui com a saciedade e também com a manutenção e ganho de massa muscular. E ajuda na síntese de alguns hormônios e na produção de enzimas importantes para o corpo.

9 Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares, e nos rios; isso comereis. 10 Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas nos mares, e nos rios, de todo réptil das águas, e de toda alma vivente que há nas águas, esses serão para vós abominação.

Estudo diz que as partes descartadas pela maioria são as mais ricas em nutrientes. Apesar do preço salgado, camarão-rosa, frito ou cozido, é uma boa pedida no prato do brasileiro.

Você conhece o termo 'alimentos remosos'? São os que podem dificultar o bom funcionamento do corpo e podem provocar inflamação alérgica. Eles dificultam a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram tatuagem, piercing ou estão em processo pós-operatório.

Isso, em conjunto com a alta concentração de gordura e proteínas, faz com que essas carnes sejam alimentos remosos, que podem causar problemas inflamatórios. As carnes de origem animal que constituem essa categoria são: capivara, peixes de pele e cascudo, patos, carne de porco, caranguejo e camarão.

Alguns peixes remosos são o viola, tubarão, peixe-serra, peixe-porco, moréia, peixe-espada, enguia, cavala, cavalinha, caçonete, cação, bonito, bagre, arraia, vongole, anjo, entre outros. Os peixes de dieta restritiva, como os peixes cascudos, caranguejos e camarões, também são considerados remosos.

Congelados, sorvetes, biscoitos e salgadinhos. Causa inflamação na pele e pode levar à produção exacerbada de colágeno e causar uma “supercicatrização” que resulta em queloide. Carnes de porco de maneira geral. A gordura dificulta a regeneração e formação do tecido novo.

Com quanto tempo posso comer camarão sem medo de correr o risco de infeccionar minha cirurgia colecistectomia videolaparoscopica? O camarão (crustáceos)tem uma proteína que dificulta a cicatrização e deve ser evitado em torno de 30 dias.

O consumo de álcool, o tabagismo e a má alimentação são vilões para uma boa recuperação e cicatrização. Esses são hábitos que provocam reações negativas no nosso organismo, dificultando o desenvolvimento da imunidade e da regeneração do corpo.

Carne vermelha e embutidos
Uma dieta com excesso em carne também não é indicada pelos nutricionistas. Isso porque alimentos como a própria carne vermelha, além de bacon, carne seca, pepperoni, salame, salsicha e algumas carnes embaladas, como o charque, podem inflamar o nosso organismo.