Quem está com gastrite pode comer abacate?

Perguntado por: dvieira4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Pode e deve. Sempre com moderação e, melhor ainda, com a orientação de um nutricionista. Saiba mais sobre o assunto e de quebra conheça algumas receitas simples para incluir o abacate na sua dieta! Quem sofre da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) sabe que a alimentação é um assunto delicado.

frutas: maçã, banana, pera, mamão e melão são as mais indicadas. Por isso, devem ser consumidas de duas a quatro frutas todos os dias; batata: reduz a acidez, azia, queimação e dor, diminuindo o processo inflamatório; gengibre: tem ação anti-inflamatória e bactericida, podendo atuar no controle de H.

Não há contraindicação no consumo do abacate, mas é uma fruta que apesar dos benefícios é bastante calórica. Por isso, deve ser apreciada com moderação. Há pessoas que podem ser alérgicas à fruta, mas costuma ser algo bastante raro.

Hábitos e alimentos que ajudam a controlar a gastrite

  • legumes e verduras cozidos; ...
  • maçã, melão, banana, pera, mamão, frutas vermelhas; ...
  • peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta; ...
  • linhaça; ...
  • gengibre; ...
  • batata.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Alimentos que podem piorar a gastrite, em geral, incluem pimentas, frituras e alimentos gordurosos e/ou muito condimentados, café, chás e refrigerantes com cafeína, balas e gomas de mascar, enlatados, molhos e condimentos, álcool, entre outros.

O chá de espinheira-santa é frequentemente recomendado como remédio caseiro para aliviar os sintomas da gastrite, como dor, náusea e azia. A melissa, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta medicinal comumente utilizada para fins terapêuticos, incluindo para aliviar os sintomas da gastrite.

Pode sim, sem problema. A princípio não existem alimentos ruins ou bons, oque deve ser observado são as quantidades e os momentos que serão ingeridos. Pode comer sim. Entretanto, em caso de gastrite é importante a individualização de alimentos que podem ser gatilho ou não.

Pode sim! Precisa tomar cuidado apenas na forma de preparo desses alimentos para evitar colocar condimentos e gorduras ruins!

Como tratar da dor de estômago?

  1. Tomar remédios como antiácidos ou anti-inflamatórios, sob indicação médica;
  2. Evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;
  3. Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e carnes magras;
  4. Praticar algum tipo de atividade física.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

Abacate dá gases
Dependendo da porção que se ingere de abacate, ele pode gerar um desconforto intestinal que gera flatulências ou gases. Isso se dá pela quantidade de fibras solúveis presentes no abacate.

Além de auxiliar no controle do colesterol, o abacate também possui potássio e luteína, que auxiliam na saúde das artérias, no controle do estresse oxidativo e mantém os níveis adequados da pressão arterial.

Alguns nutricionistas defendem que é melhor comer o abacate à noite, para se obter mais benefícios. Os especialistas ouvidos pelo UOL, porém, dizem que o horário da ingestão não faz diferença.

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

medicamentos anti-inflamatórios, tais como aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno e cetoprofeno, no tratamento da dor e inflamação em outras áreas do corpo.

Chá de hortelã
A planta tem a capacidade de minimizar a irritação estomacal, diminuir a sensação de inchaço, de indigestão e até a flatulência. Além disso, também tem um efeito calmante sobre o fígado, auxiliando ainda mais na digestão.