Quem está com garganta inflamada pode comer ovo?

Perguntado por: ncosta . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Não é recomendado comer ovo quando estiver gripado.

Então, vem conferir como você pode melhorar esse incômodo de uma maneira bem gostosa, nutritiva e saborosa!

  • Banana. Bananas são ótimas pedidas quando se quer saciar a fome e evitar incômodo na hora de comer. ...
  • Cenoura. ...
  • Cebola.
  • Mel com limão.
  • Frutas cítricas. ...
  • Ovos. ...
  • Gengibre.

A alimentação durante um processo inflamatório-infeccioso é importante para dar ao corpo a energia para lutar: No caso da garganta inflamada, deve-se dar preferência a alimentos líquidos e pastosos, como sopas, caldos ou purê de frutas, e evitar beber alimentos muito gelados ou muito quentes.

Para diminuir a dor de garganta é importante evitar consumir alimentos muito duros, gelados e ácidos, pois pode irritar ainda mais a garganta e aumentar a dor. O ideal é dar preferência aos alimentos mais pastosos, como mingau, iogurte e sopas, por exemplo.

Sem mais enrolação, confira 5 dicas de alimentos bons para gripe e garganta inflamada:

  1. Chás. Começando por uma bebida quente, reconfortante e que pode ser preparada com vários ingredientes, à gosto do freguês, por assim dizer. ...
  2. Sucos. ...
  3. Iogurtes e gelatinas. ...
  4. Sopas, caldos e canjas. ...
  5. Purês.

Em dores agudas e inflamação de garganta causadas pela gripe, tomar sorvete pode até trazer alívio, assim como alimentos gelados ajudam no tratamento pós-cirurgia na boca ou garganta, já que eles podem diminuir o inchaço na região afetada. O frio tem propriedades anti-inflamatórias.

Suco ácidos (Abacaxi, laranja e limão); Pão. Essas foram algumas dicas para tratar a garganta inflamada, mas lembre-se que essas são algumas dicas. Portanto, não deixe de ir ao médico para que ele avalie o seu caso e saiba qual o melhor tratamento.

Isso acontece porque o frio pode danificar estruturas microscópicas presentes na nossa mucosa, que são os chamados cílios. Nesse caso, essas pessoas podem sim ter uma piora de um quadro de infecção já instalada na garganta caso consumam alimentos e bebidas gelados.

Por mais que o efeito não seja imediato, o consumo de frutas ricas em água como melancia e melão ajudam a manter a garganta hidratada.

O Limão contém uma grande quantidade de vitamina C (53 mg para 100gms) que ajuda na prevenção e na cura de uma pessoa com a garganta inflamada. Além disso, o limão é um agente anti-inflamatório e ainda ajuda na produção de anticorpos, que ajudam no combate contra os microrganismos no corpo.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa. A dor na garganta é provavelmente causada por amígdalas inflamadas, tosse ou irritação causada por gotejamento dos seios da face.

“Vários são os fatores que podem levar a esse quadro, mas os principais são o uso abusivo ou incorreto de antibióticos, alteração da microbiota local, infecções virais e baixa imunidade”, explica a médica.

Não é recomendado comer ovo quando estiver gripado
Embora essa informação seja divulgada, não há indícios de que ela é válida. Porém, o ovo é rico em gorduras, principalmente quando frito. Nesse caso, prefira o consumo dele cozido, idealmente em porções reduzidas.

Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.

As infecções de garganta e/ou das amígdalas são comuns, particularmente em crianças. Em geral, as infecções de garganta são causadas por um vírus, mas podem ser causadas por uma bactéria, como a bactéria estreptocócica. Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas.

A maçã é conhecida por sua função adstringente, que auxilia na "limpeza" da garganta e melhora a ressonância da voz. Se estiver com rouquidão e dor de garganta, você pode comer a fruta e também preparar um delicioso chá, já que bebidas quentes melhoram a sensação de dor.

Produzido pelas abelhas, o mel é um alimento que, segundo a ciência, pode auxiliar no alívio de infecções que acometem o trato respiratório, como tosses e dores na garganta. Isso se deve graças às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias naturais. Pode ser consumido in natura ou misturado com chás.