Quem está com febre pode se cobrir?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Mito. Embora a superfície corporal esteja quente, a tendência é que a pessoa febril sinta muito frio. Por isso, é mais indicado manter a criança agasalhada, mas sem exageros para evitar que a temperatura do corpo suba ainda mais.

No caso da febre, ela costuma ser mais alta à noite devido aos hormônios que controlam a temperatura do corpo e que são mais ativos durante esse período. Essas situações de aumento da tosse e da febre à noite também podem ocorrer com adolescentes e adultos, pelos mesmos motivos acima mencionados.

Mito. Colocar cobertores e agasalhar a pessoa com febre não faz com que a febre dela baixe, mas sim aumenta sua temperatura corporal, provocando desconforto e até contribuindo para a rápida desidratação (perda de líquido).

Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C. Febre alta: entre 39º e 39,9º C.

Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.

Fique o mais confortável possível
Usar pijamas ou roupas confortáveis, de preferência de algodão, é uma ótima maneira de conseguir descansar melhor. Deixe a iluminação equilibrada e descanse bem. Não é necessário dormir o tempo todo.

Ao perceber um caso de febre intermitente, é importante procurar auxílio médico para descobrir a causa do sintoma e, se for necessário, iniciar seu tratamento.

Vick Vaporub® é um unguento para ser passado no peito, pescoço ou costas ou pode ser adicionado a água quente.

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.

Febre é uma resposta natural do corpo para combater invasores, tais como vírus, infecções, parasitas, bactérias ou outros agentes nocivos a nossa saúde.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!

Como já referido, o grau de febre associado às convulsões febris é variável e depende do limiar de cada criança. Na maioria das vezes, a temperatura precisa estar acima dos 39ºC, mas em cerca de 25% dos casos as convulsões surgem com febre entre 38 e 39ºC.

Normalmente, os médicos consideram que a febre que inspira cuidados parte dos 38,3°C”, informa o clínico geral Pablo Goulart. “Como solução, o paciente pode apostar em antitérmicos comuns, desde que prescritos pelo médico”, completa.