Quem está com duplo J Pode ter relação?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Posso ter relação com usando o cateter de duplo j? Sim manter relações sexuais não é contra indicado em pessoas que usam o cateter duplo J. Não há Cuidados específicos relacionados ao cateter, contudo recomenda-se a ingestão de líquidos, como água e sucos naturais em grande quantidade.

No consultório, o urologista aplicará uma anestesia local em forma de gel (na uretra) para remover o cateter ao tracionar o fio de nylon. Em situações especiais (como cirurgias complexas e pacientes que fazem uso do cateter por um tempo mais prolongado) pode ser necessário a retirada do catéter no centro cirúrgico.

Após cirurgias para o tratamento de cálculos renais, o cateter duplo J facilita a eliminação de minúsculos fragmentos que eventualmente poderiam ficar presos no trajeto após o procedimento.

O cateter de duplo j é um dispositivo flexível que garante o fluxo de urina entre o rim e a bexiga. Geralmente é implantado quando há uma obstrução da via urinária ou após uma cirurgia para remoção de pedras. O cateter permite caminhadas leves e atividade físicas de baixo impacto.

A função do cateter duplo J é evitar que aconteçam obstruções do fluxo urinário que parte do rim para a bexiga. Uma das extremidades do dispositivo é implantada no sistema coletor de urina dos rins, a outra é posicionada em direção ao interior da bexiga, garantindo uma passagem para a urina.

Vale sempre lembrar que o que dói num episódio de cálculo no ureter (cólica renal) não é a inflamação ou o atrito do cálculo no canal, mas sim a obstrução à descida da urina com consequente dilatação nesse rim, que leva ao estiramento da cápsula renal e ativação dos receptores de dor.

É comum a ocorrência de pequenos sangramentos após a retirada do catéter, ou mesmo um desconforto leve durante a micção.

O tempo de repouso varia entre 1 e 3 dias, dependendo do tipo de cirurgia de Pedra nos Rins feita.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

O Duplo J é um cateter feito de silicone e tem tamanhos variados (mede de 26 a 30 cm). O tamanho depende do paciente, ou seja, depende do comprimento do ureter do paciente. Tem esse nome por causa do seu formato: uma parte enrolada fica presa ao rim e outra parte prende-se à bexiga.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Cateter ureteral (duplo J): Nas cirurgias do rim e do ureter, pode ser necessária a colocação de um cateter ureteral interno de plástico no lugar situado entre o rim e a bexiga para promover a drenagem do rim. Esse cateter pode permanecer no local de 5 dias a 6 semanas.

O Dr. Benigno explica que para aliviar os desconfortos, o médico receita alguns remédios, como buscopan e dipirona. Mas é importante se manter atento, pois apresentar febre, náuseas, vômitos e dor muito intensa nas costas não é normal e são sinais de alerta.

O método clássico para remoção de cateteres duplo J (DJ) consiste em procedimento via cistoscopia utilizando pinça e de forma retrógrada(69). No entanto, a remoção retrógrada pode ser difícil ou não factível em casos de DJ migrado ou anatomia anormal do ureter por desvio ou cirurgia prévia do trato urinário(10).