Quem está com diarreia pode comer gelatina?

Perguntado por: opires . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

É possível parar a diarreia por meio da alimentação e, por isso, é recomendado comer frutas e legumes bem cozidos, como batata, arroz, maçã ou banana, além de alimentos ricos em água, como gelatina ou sopa de legumes, por exemplo.

A gelatina é também uma excelente fonte de hidratação devido ao seu elevado conteúdo em água, que mantém a firmeza da pele e dos cabelos e ajuda a combater a prisão de ventre.

A gelatina também tem a capacidade de absorver água e fluidos, o que faz com que ela auxilie a prevenir a retenção de líquidos e o inchaço estomacal ao mesmo tempo em que melhora a prisão de ventre, também conhecida como intestino preso.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

8 alimentos para comer quando se está com diarreia

  1. Batata. As batatas são ricas em cálcio, ferro e aumentam a efetividade do sistema imunológico. ...
  2. Cenoura. ...
  3. Banana. ...
  4. Maçã (sem casca) ...
  5. Melancia. ...
  6. Carnes brancas. ...
  7. Arroz ou caldo de arroz. ...
  8. Sopa de legumes.

Água de coco, sucos de frutas, chás, gelatina, sopas e caldos, além de água mineral, também são alternativas indicadas para a reposição de líquidos e eletrólitos, e ainda funcionam como calmante para o intestino.

Lactobacillus rhamnosus GG (LGG): está entre as cepas mais comumente suplementadas. A pesquisa mostra que o LGG é um dos probióticos mais eficazes no tratamento da diarreia em adultos e crianças.

agar-agar

As opções mais saudáveis são as e origem vegetal, extraídas de algas, como as feitas com agar-agar, incolor e sem sabor, para serem misturadas a sucos de frutas naturais e até em chás.

"As gelatinas que levam adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica não são recomendas para gestantes e crianças.

Sendo uma opção alimentar mais leve em casos de internação hospitalar, por exemplo. A gelatina é considerada um “líquido claro” (assim como caldos, sucos e chás) e, por isso, é facilmente digerida e mesmo assim rica em nutrientes.

Garante a qualidade do seu sono
Se você tem problemas para dormir, a gelatina é rica em glicina e por isso, ao consumi-la, você aumenta as chances de ter maior duração e qualidade de sono. Afinal, todo mundo precisa de uma bela noite sono para começar bem o dia!

Confira agora alguns alimentos que podem fazer mal ao nosso intestino.

  • Alimentos processados e Fast food. ...
  • Frituras. ...
  • Refrigerantes. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Farinha branca. ...
  • Açúcar. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Alimentos proibidos x alimentos permitidos.

2- Gelatina: aplaca a inflamação, dificultando a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e intestino. 3- Batata: também ajuda a aplacar o processo inflamatório.

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.

No tratamento da diarreia aguda, a substituição de SRO com glicose por solução com alto teor de amilase de amido de milho reduziu a duração da diarreia em 55% e reduziu significativamente o peso fecal após 12h.

suco de maçã

Maçã e pêra também são indicadas, principalmente em forma de suco. O suco de maçã em caixinha, sem açúcar e conservante, também é indicado. As verduras são importantes para o combate à diarreia, de acordo com Karin. Ela destaca a hortelã, em forma de chá ou de suco.

Além de arroz branco, macarrão e carnes magras, vale incluir no cardápio: maçã ou pera (sem casca), banana prata, goiaba, limão, maracujá e pêssego; sopa de legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, inhame, e abóbora; pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.