Quem está com candidíase pode ter relação?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 9 votos

Apesar de a candidíase não ser uma DST, transar durante a infecção pode ser muito prejudicial. Coceira interminável, inchaço, corrimento e até fissuras na parede vaginal.

Candidíase masculina
As infecções causadas por fungos podem até parecer que só acontecem nas mulheres e os dados fortalecem isso: 3 em cada 4 mulheres* terão alguma infecção pelo menos uma vez na vida! Mas e nos homens? A candidíase masculina é real e eles também podem contrair!

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias. Isso vai depender do medicamento indicado pelo médico. As gestantes podem fazer o tratamento normalmente.

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Os fatores que podem desencadear a infecção são: uso de antibióticos e medicamentos que diminuem as defesas do organismo, obesidade, uso de roupas justas, falta de higiene, umidade na região, calor e estresse. A transmissão ocorre pelo contato com secreções provenientes da boca, pele e vagina.

Sinais de melhora
O tratamento para candidíase masculina é positivo quando há redução do desconforto durante a relação sexual, bem como, a vermelhidão e o inchaço. Ao lado desses sinais, o desaparecimento das placas esbranquiçadas no pênis e do corrimento também são manifestações que indicam sucesso com o tratamento.

Causas da candidíase de repetição:
Alimentação – Uma dieta rica em açúcar, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carboidratos aumenta os níveis de glicose no sangue e altera o pH da vagina, deixando o ambiente “perfeito” para a proliferação da cândida.

Quando não tratada, a doença pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária.

E para tratamento da candidíase? O tratamento de infecções por cândida depende do tipo e gravidade da infecção, bem como dos fatores de risco do paciente. O tratamento pode incluir atuação nos fatores de risco, medicamentos tópicos, comprimidos ou até antifúngicos na veia nas infecções mais graves.

ardência ao urinar; dor durante a relação sexual; vermelhidão na área da vagina; corrimento vaginal branco e espesso.

Gino Canesten® (clotrimazol) é um medicamento isento de prescrição médica, ou seja você pode adquiri-lo de forma fácil e rápida e resolver a candidíase. Gino-Canesten® (clotrimazol) é um medicamento e sua ação é o tratamento da infecção e dos sintomas da candidíase como: coceira, ardência, vermelhidão, inchaço e dor.

Alguns outros problemas de saúde podem ser confundidos com a candidíase devido à sobreposição de sintomas. Alguns exemplos incluem: Infecções bacterianas: Infecções bacterianas, como vaginose bacteriana, podem apresentar sintomas semelhantes aos da candidíase, como coceira, vermelhidão e corrimento vaginal anormal.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

O Alho é um alimento que contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, além de ajudar a combater os microrganismos que causam doenças. Então, para tratar da candidíase, a recomendação é ingerir dois dentes de alho por dia, preferencialmente crus para que o organismo possa aproveitar as propriedades.

Algumas alternativas caseiras ajudam a aliviar a coceira na vagina, como utilizar suplementos probióticos, iogurtes naturais, óleo de coco, óleo de alho e óleo de orégano. Mas antes de iniciar qualquer tratamento, lembre-se de consultar seu médico.

Utilize roupas íntimas de algodão e lave as peças apenas com água e sabão neutro (líquido ou em barra). A higiene da vulva também deve ser feita só com água e sabonete neutro (não use sabonete na área interna da vagina). É importante lavar a região externa diariamente e após o sexo.

A bacterioscopia, exame em que a secreção vaginal é analisada em laboratório, também pode auxiliar no diagnóstico.

O fluconazol (150mg, dose única oral) é tão efetivo quanto o clotrimazol (200mg, intravaginal, por 3 dias) para o tratamento de candidíase vaginal, segundo estudo randomizado que envolveu 369 mulheres. Após 16 dias a taxa de cura clínica foi de 99% e 97% e de cura microbiológica de 85% e 81%, respectivamente.

Carboidratos simples:
Esse tipo de alimento está entre os que mais estimulam a proliferação do fungo Candida albicans, pois a glicose liberada após a digestão dos carboidratos simples é fundamental para a expansão das colônias fúngicas no organismo.

Gino-Canesten Calm vai além dos sabonetes íntimos de higiene diária por ser o único indicado para o alívio por 12 horas das coceiras e incômodos. Sua ação colabora no abrandamento do desconforto causado por problemas como Candidíase e pelo uso de absorventes ou calcinhas com tecido sintético.