Quem está com anemia pode comer arroz?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Arroz enriquecido com ferro é mais eficiente no tratamento da anemia. Belo Horizonte ; Base da alimentação de norte a sul do Brasil, o arroz pode ser a solução para combater a anemia.

Arroz negro
Ele possui, ainda, altas doses de ferro, mineral bom de briga contra a anemia. Como o sabor é bastante acentuado, se você não tem costume com esse alimento, a nutricionista aconselha misturá-lo com arroz integral ou parboilizado.

Alimentos para anemia
No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Combate a anemia
Ácido fólico, vitamina B12 e ferro são nutrientes presentes no ovo que ajudam a combater a anemia. Isso porque essas substâncias favorecem a produção de hemácias (também chamadas de glóbulos vermelhos), responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo.

Segundo a especialista, os alimentos mais indicados para combater a anemia são os ricos em ferro, como fígado, carne vermelha e feijão. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango, também pode ajudar a amenizar o problema. Já que a vitamina melhora a absorção do ferro pelo organismo.

Um café da manhã rico em ferro ajuda a prevenir a anemia. Aposte em um omelete com folhas verde-escuras, como espinafre, rúcula, agrião! Esses são alimentos fontes de ferro e vitamina C. Se você gosta de frutas nesse horário, é uma ótima ideia complementar com as cítricas, como laranja e abacaxi, ricas em vitamina C.

Uma excelente fonte de diversos nutrientes, entre eles a proteína e o ferro, o pão integral deve ser cuidadosamente escolhido na hora da compra, visto que pode conter sódio em excesso. Apesar disso, é um ótimo combatente da anemia, além de ser uma melhor opção em comparação ao pão branco.

“Anemia: Contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.”

O feijão como aliado contra a anemia
Por isso, o hábito brasileiro de incluir o feijão na alimentação diária é muito benéfico para o combate da anemia ferropriva, já que essa leguminosa ajuda a suprir as necessidades diárias desse mineral.

Sinais e sintomas da anemia

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

Evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro; Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo.

1. Carne bovina. Principal fonte de ferro, a carne bovina também traz uma série de nutrientes como proteínas, aminoácidos, gorduras, vitaminas A e do complexo B e outros minerais como zinco, fósforo, potássio e magnésio. É um alimento que traz benefícios como o combate à anemia e ajuda no ganho de massa magra.

O suco de beterraba e o suco de ameixa podem ajudar a prevenir a anemia na gravidez, pois possuem uma quantidade considerável de ferro em sua composição nutricional, além de possuírem nutrientes que ajudam na absorção do ferro pelo organismo.

O tomate tem poucas calorias e muitos nutrientes: é rico em licopeno, vitaminas A, B, C, K e minerais, como fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro.

A anemia traz os seguintes efeitos adversos: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal².

Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro
Os alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, diminuem a absorção do ferro no intestino e devem ser evitados durante as refeições principais, como almoço e jantar.