Quem está cansado e sobrecarregado?

Perguntado por: igoulart . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Querido leitor (a), no Evangelho de Mateus 11.28-30, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma.

20 aEnsinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho bmandado; e eis que ceu estou convosco todos os dias, até a dconsumação dos séculos.

O evangelho de hoje, de Mateus 11,28-30, diz que Jesus tomou a palavra e falou: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

26 A minha acarne e o meu bcoração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.

29 Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. 30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, 31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

Somente Deus é capaz de restaurar as nossas forças de uma maneira eficaz. A vida cristã não é fácil. Tem vezes que estamos cansados ao ponto de nada ser capaz de nos reanimar, até um bom sermão ou conselho.

10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Porque quando estou afraco, então sou forte.

28 Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.

Esse Evangelho foi escrito depois que as testemunhas oculares da vida, morte e ressurreição de Jesus já tinham falecido.

4 Ainda que eu andasse pelo avale da sombra da bmorte, não temeria cmal algum, porque dtu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Descansar em Deus é confiar em Deus e ter paz.
Descansar é estar seguro em Deus, largando a ansiedade. O descanso é uma bênção de Deus. Todos precisamos de descansar. Nosso corpo descansa quando dormimos, mas nossa alma descansa quando confiamos em Deus.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim (…), Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. O Salvador não tolera o pecado, mas oferece-nos o Seu amor e perdoa-nos quando nos arrependemos.

O jugo na Bíblia
No sentido religioso, jugo é a opressão que uma pessoa carrega quando está dominada por seus próprios problemas, como enfermidades, vícios, dívidas etc.

5 Entrega o teu acaminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. 6 E ele afará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo, como o meio-dia. 7 Descansa no Senhor, e aespera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” Essas palavras consoladoras podem se aplicar a todos nós ao buscarmos viver uma vida boa e vencer nossos próprios desafios distintos.

O salmo 26 é especial para evitar interferências malignas; afastar o medo; proteger-se de traições, ladrões e inimigos. A leitura diária deste salmo é uma forma de amparo para os órfãos, prisioneiros e abandonados.

Significa literalmente abrir um caminho plano; simbolicamente significa preparar o caminho para algo que irá acontecer. (Esse trabalho de “endireitamento” geralmente é feito para preparar um caminho para a passagem de uma pessoa importante, como um rei.)

8 Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. 8 Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão. 31 Mas os que aesperam no Senhor brenovarão as forças, subirão com asas como águias; ccorrerão, e não se cansarão; caminharão, e não desfalecerão.

Paulo escreveu aos santos de Corinto e explicou que os membros da Macedônia haviam doado voluntariamente aos necessitados. Ele incentivou os santos de Corinto a também seguirem o exemplo do Salvador doando aos pobres. Paulo ensinou sobre as bênçãos que advêm àqueles que com alegria doam aos pobres.