Quem está amamentando pode tomar remédio para gripe?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Posso tomar medicamentos durante a amamentação? Você pode tomar paracetamol, ibuprofeno e alguns antibióticos durante a amamentação, 9,10 desde que converse com um profissional de saúde e siga as instruções de dosagem.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando sem a orientação médica, pois não foram realizados estudos clínicos bem controlados em mulheres durante a gestação ou lactação.

O paracetamol, apesar de não ser considerado tão potente, é mais seguro e não provoca tantas reações adversas, sendo a primeira escolha dos médicos para tratar crianças, grávidas, lactantes, idosos, asmáticos, hemofílicos e outros grupos que não podem ser tratados com os AINEs.

O ideal é que, durante a amamentação, a mulher adoce os alimentos com produtos mais naturais como mel, açúcar mascavo e agave. Mas se há necessidade médica de restrição de açúcar, as melhores apostas, de acordo com os especialistas, são a sucralose e a stevia.

Posso tomar analgésicos e anti-inflamatórios durante a amamentação? Os analgésicos que não necessitam de prescrição médica são geralmente seguros para uso na amamentação. Entre eles, estão o paracetamol, a dipirona e o ibuprofeno.

Gravidez e amamentação
Dipirona não deve ser utilizada durante os 3 últimos meses da gravidez. A amamentação deve ser evitada durante e por até 48 horas após o uso de dipirona. A dipirona é eliminada no leite materno.

Você pode tomar paracetamol, ibuprofeno e alguns antibióticos durante a amamentação, 9,10 desde que converse com um profissional de saúde e siga as instruções de dosagem.

Não deve ser usado na gravidez e na lactação. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.

Benegrip Multi Dia. paracetamol, cloridrato de fenilefrina. Indicações: para o tratamento dos sintomas das gripes e resfriados, como dor, febre e congestão nasal.

O Ministério da Saúde indica que deve-se preferir os antialérgicos que não possuem efeito sedativo. Algumas indicações são aqueles à base de substâncias como cetirizina, desloratadina, difenidramina, dimenidrinato, loratadina, triprolidina, entre outras.

Naridrin bebê é um fluidificante e descongestionante nasal, sem vasoconstritor, útil antes das mamadas. Facilita a respiração durante o sono.

De acordo com a ginecologista, alguns alimentos consumidos pela mãe podem afetar as próprias características do leite, como o cheiro e o sabor. “Alimentos com sabor forte, como alho, pimenta ou molho de soja, podem alterar o sabor do leite materno.

A boa notícia é que, em casos de gripe em gestantes, o bebê permanece seguro no útero da mãe, já que o vírus não é capaz de atravessar a barreira placentária e, logo, não é transmitido ao feto.

Em caso de febre abaixo dos 38ºC, o recomendado é manter a criança em um ambiente bem ventilado, com roupas leves e ingerindo muito líquido2. É mais importante observar a duração da febre, que não deve se manter por mais de 72 horas, e a aparência geral da criança do que apenas a temperatura isoladamente.

Sim. Pode lavar o seu cabelo normalmente.

Se tiver uma constipação ou gripe, febre, diarreia e vómitos, ou mastite, continue a amamentar como sempre. O seu bebé não vai contrair a doença através do seu leite materno. Na verdade, o seu leite vai conter anticorpos para reduzir o risco de o seu bebé apanhar o mesmo micróbio.