Quem está amamentando pode comer mamão?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Neste caso, as frutas aparecem como alimento que pode fornecer uma grande quantidade de nutrientes. Para adaptá-las na rotina alimentar, você pode inserir frutas como manga, mamão, abacaxi, morango e laranja no café da manhã e nos lanches ao longo do dia, por exemplo.

Frutas cítricas, pimentão amarelo, suco de laranja, mamão, goiaba, melão, manga. Óleo de linhaça, sementes de linhaça, azeite de oliva extra-virgem, frutos secos, chia, abacate, salmão e truta. Ovos, leite, iogurte, cenoura, abóbora, manga e brócolis.

Alimentação durante a amamentação evita cólicas no bebê
Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

5. Alimentação da mãe

  • Brócolis, couves, couve-flor, couve-de-bruxelas e alguns outros tipos de hortícolas da família das crucíferas;
  • Pimentos, pepino e nabo;
  • Feijão, grão, favas, lentilhas e ervilhas;
  • Chocolate.

Nos primeiros meses de vida é muito comum ocorrências do bebê com gases1. Elas podem ser do estômago ou no intestino, ocorrem durante a amamentação por engolir ar ou até mesmo durante o choro quando ocorre à ingestão de ar, chupar chupeta ou dedo também podem ser responsáveis pelo acumulo de gases.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Desse modo, quem amamenta pode, sim, comer ovos, exceto se houver a presença de alergia. A quantidade indicada por nutricionistas é de três a quatro ovos por semana. Os especialistas alertam apenas para que haja moderação, porque, assim como outras comidas, a ingestão de ovo em excesso pode fazer mal ao organismo.

Coma alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, laticínios, ovos e feijão. Para aumentar a quantidade de nutrientes no leite materno, mantenha uma dieta rica em boas fontes de proteínas; carnes magras, como frango, além de ovo, feijão e lentilha, são ótimas opções para incorporar na dieta.

Café-da-manhã
Carboidratos: pães integrais ou tapioca ou crepes integrais. Proteínas: ovos cozidos, mexidos ou omeletes e pasta vegetal de amêndoas. Estas proteínas podem ser colocadas nos carboidratos mencionados acima. Gorduras: a mulher pode ingerir manteiga ou azeite de oliva.

Não existem evidências de que a fruta possa causar as desconfortáveis cólicas no bebê, sendo que a banana é um dos alimentos indicados para a lactante, já que a fruta é uma fonte nutriente e rica em fibras, que vai auxiliar no bom funcionamento do intestino.

Costuma começar depois de duas ou três semanas de vida e costuma melhorar por volta dos três meses (mas nem sempre).

"Alimentos ricos em açúcar, pão branco e arroz branco também devem ser evitados. São extremamente calóricos e, por isso, contribuem para o ganho de peso materno e do bebê", explica Luciana. Mesmo assim, a nutricionista ainda destaca que não existe um alimento específico que cause cólicas ou dores no bebê.

Por serem importantes fontes de cálcio, recomenda-se que as mães que amamentam consumam 3 ou mais xícaras de leite ou produtos lácteos todos os dias. No entanto, vale ressaltar que as mães que amamentam não precisam beber leite extra para aumentar a produção de leite materno, a água sim é que pode trazer esse efeito.

Confira alguns sintomas comuns de cólica em bebê:

  1. choro constante;
  2. movimentos de contorção;
  3. pernas flexionadas em direção ao abdômen;
  4. barriga endurecida;
  5. eliminação de gases;
  6. rosto avermelhado;
  7. mãos com punhos fechados;
  8. expressão de dor e sofrimento.

Ótimas opções são: água de coco, melancia e frutas/verduras vermelhos e alaranjados como manga, mamão, morango, cenoura e beterraba.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

O bebê que fica de hora em hora querendo mamar, isso não pode ser considerado normal, nem o esperado da amamentação. Se for a cada 2 horas, mas o bebe dorme bem à noite, e está ganhando peso, isso até pode ser considerado normal. Então a primeira avaliação é o ganho de peso do neném.