Quem esquece é o mais feliz?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Aquele que perdoa é o mais forte e aquele que esquece é o mais feliz.

O perdão é então um caminho que podemos seguir no sentido de reescrever a nossa memória. Estudos mostram que perdoar aumenta o nosso nível de felicidade, bem-estar pleno e satisfação com a vida. Perdoar não apaga a memória, não a suprime mas trabalha na transformação da dor emocional.

Por exemplo, se você chega atrasado em um encontro, em vez de se desculpar, você pode dizer: "obrigado por me esperar". Ou se você está desabafando com um amigo sobre um problema, em vez de se desculpar, você pode agradecer essa atenção e amizade.

A perspectiva de desculpar-se enfraquece a sensação de que somos “boas pessoas”. Assim, pedir desculpas coloca um comportamento vergonhoso em evidência. Por isso, desculpar-se é uma ameaça à nossa autoimagem. Isto é, este fato explica porque pessoas com baixa autoestima tendem a ter mais dificuldade de pedir desculpas.

Expresse remorso pelo erro, peça desculpas
Todo pedido de desculpas deve começar com duas ou três palavras mágicas: "Sinto muito", "Peço desculpas" ou qualquer outra variação disso, como, "Foi mal", "Eu errei" ou "Me perdoa".

Pedir desculpas é o mínimo que devemos fazer quando percebemos nossos enganos e temos a intenção de reconhecer falhas cometidas. Faz parte do ser humano e é um dos hábitos mais comuns e automáticos que temos.

Sempre que possível, tente se desculpar cara a cara. Olhar nos olhos da pessoa, mostrar uma expressão facial sincera e se colocar em uma postura que mostre abertura (sem os braços cruzados e encarando a pessoa de frente) também ajudam na hora do perdão.

Perdão é algo que recebemos, mas tem que ser algo que também passamos para aqueles que nos ofenderam. Quem não perdoa torna-se prisioneiro da ofensa, das lembranças e de cadeias de amargura e ressentimento.

O que acontece com uma pessoa que não perdoa? Isso mesmo! Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer. Quando você perdoa alguém, não significa que você tem que ser amigo dessa pessoa.

Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.

Em casos de demora, a saída pode ser substituir “desculpe o atraso” por “obrigado pela paciência [em me esperar]”.

Pedir desculpas é um dos hábitos mais comuns do ser humano e, ao praticá-la, estamos demonstrando respeito e afeto com o outro e com nós mesmos. No entanto, segundo a psicanalista Andréa Ladislau, essa atitude em excesso pode sinalizar problemas emocionais e psíquicos que precisam de atenção.

Os narcisistas só têm empatia com as pessoas que estão próximas. Este comportamento é especialmente duro a nível afetivo por uma realidade muito evidente: não pedem desculpas pelas suas queixas, danos ou erros cometidos.

Ademais, quem vai pedir perdão vai livrar-se do pensamento de culpa. Contudo, quem vai perdoar, está sujeito a uma possível repetição do ato. Logo, essa possível torna o ato de perdoar consequentemente mais complicado e complexo do que pedir perdão.

Admita absolutamente tudo o que fez de errado sem pestanejar. Vai ser muito melhor assim. Seja genuinamente sincero. Muitos apelam para o “toma-lá-da-cá”, dizendo coisas como “Olha, eu só fiz isso porque você fez aquilo”.

De coração peço desculpas e com toda sinceridade prometo mudar se você conseguir me perdoar. Se eu disse algo ou fiz alguma coisa que te deixou magoado, do fundo do meu coração, te peço desculpas! Eu sei que errei muito, mas jamais duvide do meu amor por você. Por favor, me desculpe.

Peça desculpas sinceras.
Isso significa que deve criar coragem e vê-la ao vivo em vez de mandar mensagem. Escolha um lugar onde possam ficar a sós e dê a ela um tempo, até que esteja pronta para conversar. Se ela estiver com muita raiva para falar com você, respeite o ritmo dela e não a pressione.

Pedir desculpas não deve se tornar um hábito que é feito sempre que fazemos algo errado, pedir desculpas tem que ser algo verdadeiro, e simplesmente um pedido. Pode até parecer uma tarefa difícil, mas é isso que poderá ajudar a consertar e melhorar seu relacionamento com outras pessoas.

Pedir desculpas é uma forma de reconhecer que se fez algo errado e que se está arrependido. Isso não apenas ajuda a reconstruir um relacionamento após um conflito, mas também demonstra que a pessoa é responsável pelas próprias ações.

O Perdão nos diz 'ok, você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão […] Já a Desculpa fala 'eu percebo que você não podia evitar, sei que realmente você não queria fazer isso; você não é culpado'. Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão.