Quem espera espera alguém ou por alguém?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Só que esperar por exige um substantivo ou um pronome («esperar por uma pessoa», «esperar por votos», «esperar por eles»), enquanto esperar para exige um verbo no infinitivo, pois esta preposição aqui tem uma ideia de fim («esperar para ver», «esperar para ouvir»).

1 - Ajudar alguém ou alguma coisa: Ajudou o pai, ajudou os amigos. / Óculos ajudam a leitura. 2 - Ajudar alguém em (antes de substantivo) ou ajudar alguém a (antes de infinitivo): O filho ajuda o pai na loja. / Todos o ajudaram no serviço. / Ele o ajudou a conseguir emprego. / O menino ajudou a mãe a sair.

O verbodizer”, quando transitivo, sempre terá como definição: exprimir-se por meio de palavras, sinais, escrita, músicas ou gestos, referir-se, recitar, depor ou contar. Quando o verbo for pronominal, será usado com pronome oblíquo átono. Observe: Diz-se um escritor pioneiro.

O que é Expectativa:
Expectativa é o estado ou qualidade de esperar algo ou alguma coisa que seja viável ou provável que aconteça; um grande desejo ou ânsia por receber uma notícia ou presenciar um acontecimento que seja benéfico ou próspero.

Esperar em Deus é aprender que há um tempo determinado por Deus para todas as coisas (Ec 3.1-10), um momento certo e planejado por Ele para cumprir designíos e propósitos em sua vida, incluindo sua vida sentimental. Esse tempo também inclui iniciar suas experiências sexuais somente no casamento.

Se não esperamos o tempo certo para que as coisas aconteçam, deixamos de aproveitar o passeio e viver as expectativas; se forçamos as coisas a andarem rápido demais, adoecemos nosso corpo e gastamos nosso tempo à toa.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

O verbo auxiliar, segundo o léxico nacional, apresenta sentido de “prestar ajuda ou socorro”, “contribuir para” ou “facilitar”. É possível também que seja empregado em sentido mais específico, traduzindo a ideia de “trabalhar junto a alguém mais experiente, com a função de ajudar ou prestar assistência”.

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

comunicar – A regência culta é “comunicar algo a alguém”. Exemplos corretos: O ministro comunicou sua decisão aos parlamentares. O ministro comunicou aos parlamentares sua decisão. O ministro comunicou-lhes sua decisão.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

esperar

esperatu
espereele, ela, você
esperemosnós
esperaivós
esperemeles, elas, vocês

1 desistir, abandonar, largar, deixar. 2 desesperar, desesperançar-se, desanimar-se, desconfiar, desalentar.

origen da palavra
É o Latim SPES, “esperança, confiança em algo positivo”. Daí derivou também o nosso verbo “esperar”, através do verbo latino SPERARE, “aguardar, ter esperança”.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca.