Quem espera come frio?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Esse ditado popular significa que para se vingar a pessoa tem que esperar, tem que ter paciência, ou seja, se a pessoa esperar para poder comer e tiver paciência, a comida acaba esfriando, daí o ditado.

A vingança acontece quando a pessoa não consegue dar conta de seu Eu Machucado – ou seja, das suas dores, medos, invejas, raivas e outros sentimentos negativos – e acredita que sua dor é causada pelo outro.

A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena.

Esse ditado popular significa que para se vingar a pessoa tem que esperar, tem que ter paciência, ou seja, se a pessoa esperar para poder comer e tiver paciência, a comida acaba esfriando, daí o ditado.

A melhor vingança é não se vingar, sorrir para o ódio, sufocar a raiva e mostrar para o outro que podemos ser felizes. Porque não há estratégia melhor do que agir com calma e sabedoria, seguir em frente com um olhar firme e um coração tranquilo, sabendo que há pesos que você não quer carregar por muito tempo.

São indivíduos que geralmente sentem bastante raiva, ódio, rancor, inveja, vontade de revidar sempre, com intenso desequilíbrio emocional, ou seja, que não possuem a habilidade de controlar aquilo que mais pode lhes prejudicar, que são as emoções e sentimentos negativos, cultivados constantemente.

A vingança:
A vingança é uma resposta emocional comum quando alguém se sente injustiçado ou traído. De acordo com o psicólogo clínico Ryan Howes, a vingança pode proporcionar uma sensação momentânea de justiça, mas pode levar a sentimentos de culpa e arrependimento posteriormente.

Vejam algumas frases de Quico, o menino birrento e mimado: ¡Cállate, cálate, cállate, que me desespeeeeeeeras! Cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa looooouco!

“A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena.” “Posso não ter um centavo no bolso, mas tenho um sorriso no rosto e isso vale mais que todo dinheiro do mundo.” “Eu sabia que você era idiota, mas não a nível executivo!”

Lucio Anneo Seneca -4 - 65 a.C..

Essa expressão tem o mesmo significado daquela “quem tem pressa come cru”. As duas nos passam a ideia de que as coisas devem ser feitas com calma, aos poucos, para se alcançar o sucesso.

A expressão “apressado come cru”, também utilizada, às vezes, com o complemento “e quente”, designa atitude de alguém que se propõe a fazer algo sem cautela e sem planejamento, como não observar etapas ou técnicas de um determinado processo.

Onde se ganha o pão, não se come a carne”.

A melhor vingança é viver bem. Supere o passado e siga em frente. Se a pessoa fez isso com você, ela demonstrou a importância que ela te dava. Se você está muito preocupado com ela por muito tempo depois, e não é capaz de superar, só mostra o quanto a pessoa continua sendo importante para você.

O melhor meio de ir à forra com alguém que a magoou é dedicando tempo a si mesma. Esforce-se para entrar em forma e seguir em frente. Você se sentirá suficientemente vingada quando mostrar que não precisa do seu ex para ser feliz.

Guy Fawkes

A famosa máscara usada pelo protagonista de V de Vingança é na verdade uma representação do revolucionário Guy Fawkes, figura histórica britânica que viveu entre 1570 e 1606.

Já V é um personagem fictício criado por Alan e Lloyd e que faz uma reflexão distópica sobre como seria a Inglaterra sob um governo fascista após uma guerra nuclear.

O filme “V de Vingança” se passa numa Inglaterra futurista. Baseado na HQ de Alan Moore, o filme retrata uma Inglaterra que sobrevive a uma Terceira Guerra Mundial. Depois de algum tempo, a ordem e a paz é estabelecida, porém por meio de uma série de golpes e manipulações ideológicas de um governo de caráter fascista.

A vingança reabre e agrava feridas emocionais. Ao invés de punir o culpado, você acaba punindo a si mesmo, caindo em um círculo vicioso. Estudos das universidades de Virgínia e Harvard (EUA) demonstram que as pessoas vingativas acabam se concentrando em sentimentos negativos, como a raiva e o ódio.

Nunca vale a pena! Por uma razão muito simples: a vingança, também, é um ato de violência. Seja ela física, psicológica ou de qualquer outra maneira. Em sendo um ato de violência e, como tal, baseada em sentimentos e valores equivocados, fará, inexoravelmente, que aquele que se vinga tenha de pagar por seu ato.