Quem escreveu os Dez Mandamentos Deus ou Moisés?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em dez regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. O Senhor deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra. Os Dez Mandamentos se encontram em Êxodo 20.

Veja o que significa cada um dos dez Mandamentos

  • Amar a Deus sobre todas as coisas. ...
  • Não diga o nome de Deus em vão. ...
  • Guardar domingos e festas de guarda. ...
  • Honrar pai e mãe. ...
  • Não pecar contra a castidade. ...
  • Não furtar. ...
  • Não levantar falso testemunho. ...
  • Não cobiçar as coisas alheias.

Os Dez Mandamentos foram escritos duas vezes, porque da primeira vez Moisés irou-se ao ver o povo de Israel adorando o bezerro de ouro e quebrou as tábuas (Êxodo 32:19). Foram feitas outras em substituição às originais, que Moisés quebrou.

A lei de Moisés, ou lei mosaica, que teria sido dada por Deus ao Monte Sinai por intermédio de Moisés, é uma das maiores fontes do Direito que existem.

Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim. Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou” (Deuteronômio 10:1-5).

Os Dez Mandamentos, naquela época, eram muito semelhantes aos padrões exigidos hoje para se ter uma recomendação para o templo. Mais tarde, os Dez Mandamentos foram escritos em tábuas de pedra, colocados na arca da aliança (sobre a qual você lerá mais tarde) e foram chamados de “o testemunho”.

Moisés

O Senhor os revelou a Moisés na Antiguidade (ver Êxodo 20:1–17), e eles também foram mencionados em parte ou na totalidade em outros livros de escrituras (ver Mateus 19:18–19; Romanos 13:9; Mosias 12:33–36; 13:13–24; D&C 42:18–29; 59:5–13; 63:61–62). Os Dez Mandamentos são parte vital do evangelho.

Paulo enfatizou a importância da “observância dos mandamentos de Deus” (1 Coríntios 7:19) “debaixo da lei de Cristo” (1 Coríntios 9:21) para receber a bênção de salvação por meio do evangelho.

Deus nos deu mandamentos, ou regras, para seguir a fim de que vivamos uma vida mais feliz. Os Dez Mandamentos se aplicam a nós hoje como na época de Moisés. Seria sábio não apenas aprendê-los, mas também vivê-los.

Moisés

Quem escreveu esse livro? Moisés é o autor do livro de Êxodo. Ele foi criado na corte real do Egito pela filha do faraó, mas abandonou esse lugar de privilégio para “ser maltratado com o povo de Deus” (Hebreus 11:25).

No monte Sinai, Moisés recebeu leis, mandamentos, ordenanças e convênios do Senhor que foram escritos em tábuas de pedra.

Os dois grandes mandamentos, conforme encontrados em Mateus 22:36-40, são “amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração” e “amar o teu próximo como a ti mesmo.” “Deus quer que O amemos, amemos nosso próximo e amemos a nós mesmos”, disse o Bispo L.

Deuteronômio 5 contém uma revisão de Moisés dos Dez Mandamentos, que originalmente foram escritos em Êxodo 20. Moisés enfatizou que esses Dez Mandamentos são importantes para todas as gerações dos isralietas porque são o alicerce da retidão entre o povo do convênio de Deus.

Porque eles aboliram os Mandamentos dados por Deus colocando em seu lugar mandamentos criados por eles mesmos, com a finalidade de criar um sistema religioso que, ao invés de libertar, oprimia, excluía de maneira desumana.

Ao todo, são computados 613 mandamentos no Antigo Testamento.

Em Mateus 5:38-39, Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também." Muitos anos mais tarde, Gandhi afirmou: "Olho por olho e o mundo acabará cego".

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Então, tendo-as escrito em duas tábuas de pedra, entregou-as a mim. Yahweh deu-me então as duas placas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. Sobre elas estavam escritas todas as palavras que Yahweh vos proclamara do meio do fogo, quando estavas em assembleia ao pé da montanha.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

O documento, escrito em hebraico e com mais de 2 mil anos de idade, é geralmente mantido nas instalações da Autoridade de Antiguidades de Israel, fora de alcance ao público e em condições draconianas de conservação, similares à caverna onde foi encontrado.