Quem escreveu os 613 mandamentos?

Perguntado por: thipolito8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

O Talmud atribui o número 613 ao Rabino Simlai, mas outros sábios clássicos que sustentam essa visão incluem o Rabino Shimon ben Azai e o Rabino Eleazar ben Yossi, o Galileu.

Numa ocasião Cristo disse que não veio revogar o Velho Testamento (Mateus 5.17). Já em outra afirmou o oposto, dizendo que o Velho Testamento durou até João Batista (Mateus 11.13; Lucas 16.16). Como a Palavra de Deus é a verdade, não pode conter paradoxos, ambiguidades, na afirmação de um mesmo fato.

O esqueleto humano de um adulto apresenta 206 ossos, uma quantidade menor do que aquela encontrada em crianças.

Êxodo 20:1–22—São revelados os dez mandamentos.

Em Mateus 5:38-39, Jesus disse: "Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, lhes digo: Não se vinguem dos que lhes fazem mal.

Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em dez regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. O Senhor deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra. Os Dez Mandamentos se encontram em Êxodo 20.

Ele disse certa vez: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. –[...] Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus.

Por causa da profanação ao sagrado, o rei Belsazar viu os dedos de Deus traçando o seu destino (Daniel 5:22-30).

Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").

O livro de Gênesis

O livro de Gênesis é o primeiro dos cinco livros escritos por Moisés. Ele cobre aproximadamente vinte e cinco mil anos de história—mais do que todo o restante da Bíblia, inclusive o Novo Testamento!

Na verdade, guardar o sábado como dia em que toda tarefa ordinária devia cessar, era uma característica nacional pela qual os israelitas se distinguiam dos povos pagãos, e isto era justo, pois a santidade do sábado se tornou um sinal do convênio entre o povo escolhido e seu Deus.

Pela boca de Caifás, último sumo sacerdote da Lei, pronunciará o Antigo Testamento as suas últimas palavras, antes de ser selado no sangue do Cordeiro a Nova e eterna Aliança: “É melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira”, a fim de que sejam reunidos os filhos de Deus dispersos pelo mundo.

O próprio Jesus citou Isaías 29.18 (cf. 35.5,6; 42.6,7) como a profecia sobre a cura que ele realizava em favor de pessoas surdas e cegas (Mt 11.5). Isaías 42.1-4 descreve o caráter do Messias, revelando como ele era manso e gentil e que estabeleceria a justiça até para os gentios (Mt 12.18-21).

A palavra “Talmud” (dUm:l ft) deriva-se da palavra hebraica lamad (damfl) que significa “ensinar, instruir” ou também “aprender”. O Talmud é o manancial bibliográfico do judaísmo rabínico criado durante a era helenística da história judaica. Não um único livro – como geralmente se crê – mas uma coleção de livros.

1440 anos

A Lei Antiga, determinada por Deus para vigorar em Israel, por cerca de 1440 anos prescrevia: morte por apedrejamento em razão de determinadas transgressões daquela Lei dada por meio de Moisés.

Os Dez Mandamentos
Este pacto tornou-se um instrumento para que Israel se tornasse uma nação ímpar, diferente de todas as outras. Foi a resposta a Israel à liberdade da servidão do Egito.

Mateus 22:37–39. Ver Lucas 10:29–37. João 14:15.

Na verdade, Talião, originário do latim “Lex Talionis”, significa lei de tal tipo, condizendo com a ação na devida proporção da agressão. A justa reciprocidade do crime e da pena. Tal pena para tal crime. O mal que alguém faz a outro, deve retornar a este, através de um castigo imposto, na proporção daquele mal.

A lei de talião é atribuída, originalmente, ao código babilônico de Hamurabi (datado de 1770-1750 a.C.). Foi utilizada por outros povos, como os hebreus que a inseriram no Êxodo, Levítico e Deuteronômio, livros do Antigo Testamento.

Êxodo 21–23: Olho por Olho, Dente por Dente.

Amarás ao Senhor teu Deus

Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.