Quem escreveu o Salmo 80?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O apelo do Salmo 80, composto por Asafe, reconhece a posição de Deus, de Israel e dos seus inimigos. O povo sentiu o peso da rejeição divina e a opressão dos seus inimigos, e procurou a salvação.

Hoje, debruçados sobre o Salmo 80, que foi escrito pelo mesmo Asafe, nós retrocederemos uns 125/135 anos mais na história da nação. Chegamos à ocasião da queda de Samaria, capital do Reino do Norte de Israel – que se deu mais ou menos em 722 a.C. Como sabemos que se trata do Norte?

A nação de Israel, o povo escolhido por Deus no Antigo Testamento, estava em apuros e precisava da libertação que só Deus pôde oferecer. O apelo do Salmo 80, composto por Asafe, reconhece a posição de Deus, de Israel e dos seus inimigos.

Asafe viu pessoas que desrespeitavam a Deus prosperando, e achou injusto. Por outro lado, ele mesmo, sendo um servo fiel do Senhor, sofria!

Tu os alimentas com pão de lágrimas – literalmente, “Tu os fizeste comer o pão das lágrimas”, ou do choro. Ou seja, sua comida era acompanhada de lágrimas; mesmo quando comiam, choravam. Suas lágrimas pareciam umedecer o pão, elas fluíam copiosamente. Veja as notas no Salmo 42:3 .

Salmo 126:4a: “Restaura, SENHOR, a nossa sorte.”
Esse salmo nos ensina que o nosso Deus tem poder para restaurar todas as coisas, especialmente as nossas famílias. O período até a operação do milagre foi muito difícil. O texto nos fala sobre um tempo de lágrimas, angústia, incertezas e dor.

Os Salmos são orações do povo da Bíblia. Por isso mesmo servem para os momentos de oração, colocando o fiel em contato com Deus.

Quando e onde foi escrito? Os vários autores que escreveram os salmos viveram em épocas diferentes, a maioria entre os anos 1000 e 500 a.C., aproximadamente.

O Livro dos Salmos reúne 150 cânticos de diversos autores de diferentes épocas que estão presentes na Bíblia Hebraica e no Antigo Testamento da Bíblia Cristã, ou seja, foram escritos há cerca de mil anos atrás.

1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

O Salmo 150 é geralmente conhecido em português por seu sexto e último versículo na Versão Almeida Corrigida Fiel: "Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor.

E o Salmo 51 é uma expressão do arrependimento de Davi, quando lhe veio de Deus a mensagem de reprovação: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a Tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado.

5 aPorque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a balegria vem pela manhã.

Bíblia Online
5 Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo. 6 Quanto a mim, dizia eu na minha prosperidade: Jamais serei abalado.

Ao cantar os salmos, você literalmente canta a Bíblia.
Contudo, quando cantamos os salmos, estamos cantando a própria Bíblia. A estrutura poética, os temas e o conteúdo dos salmos são a Palavra inspirada de Deus para a sua igreja em todas as eras.

Ele aprendeu de Deus que a justiça divina não é imediata, mas é certa. Muitos ímpios prosperam e muitos inocentes sofrem nesta vida, mas os dois grupos estão caminhando para destinos opostos. Quando olhar para o fim deles, não há motivo de invejar os arrogantes e rebeldes. Asafe aprendeu o que nós precisamos aprender.

Dentre 38 mil levitas (1 Crônicas 23:2-3), Asafe foi escolhido pelo rei Davi como o líder, sendo responsável por dirigir os louvores, além de tocar os címbalos, instrumento de percussão utilizado para acompanhar os demais instrumentos.

Asafe foi um músico importante da época de Davi, e foi nomeado pelos principais levitas como responsável pela música, juntamente com Etã e Hemã, quando a arca foi transportada da casa de Obede-Edom para a cidade de Jerusalém (1Cr 15:16-19).

Deus vê e Deus guarda e recolhe cada uma de nossas lágrimas. Elas demonstram nossa fragilidade em meio a uma situação. Faz com que reconheçamos que não somos tão independentes do criador como imaginamos.