Quem escreveu o Salmo 23 e porquê?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial. O uso do pronome possessivo “meu”, usado pelo salmista, nos transmite a ideia de intimidade e comunhão.

Quando fugia de Absalão, seu filho rebelde, Davi escreveu: “São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, Senhor, és o meu escudo.... Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde.

Isso significa que para construir uma vida plena a pessoa precisa apenas plantar e cultivar duas sementes, são elas: A gratidão e o contentamento.

A vara e o cajado podem ser certamente definidos como ferramentas de proteção e orientação, respectivamente. O bordão afastava os predadores; o cajado era uma ferramenta de orientação com um gancho em uma extremidade para segurar uma ovelha ao redor de seu peito.

O salmo 23 é especial para sentir-se perto de Deus e indicado para atrair a pureza do coração e entregá-lo preparado à outra pessoa, afastar vibrações negativas e pessoas falsas. Também é válido para suprir a necessidade de concentração para criar.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.” (Salmos 23:1) Com base apenas nessa primeira afirmação do salmista, você pode dizer qual é a necessidade fundamental da ovelha? Segundo as palavras de Davi, a necessidade mais fundamental da ovelha é estar na companhia do seu pastor.

Então o pastor unge toda a sua cabeça com óleo. proteção contra o mal que tenta destruir as ovelhas.

1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

Cada vez que Davi precisava lutar contra algum animal, sua fé em Deus era aumentada. Sua experiência com leões e ursos lhe deu confiança para matar Golias. Davi tinha paixão e amor por Deus e isso se tornou frutífero quando Deus o chamou para um propósito maior, que mais tarde se tornou sua profissão.

No judaísmo, Davi é o Rei de Israel e do povo judaico, no Novo Testamento, em Mateus 1, consta que Davi é um ancestral direto de Jesus, e no islamismo é conhecido como Daud, profeta e rei de uma nação. Segundo alguns historiadores, Davi faleceu em 970 a.

Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

Tomar sobre si a sua cruz e seguir o Salvador significa continuar com fé no caminho do Senhor e não nos deixar levar por hábitos mundanos. Queridos irmãos e irmãs, recebemos maravilhosos ensinamentos de nossos líderes nestes dois últimos dias.

Este salmo nos apresenta um homem que se sente cercado de perigos e ameaças. Ele precisa encontrar o caminho certo que o leve com segurança ao seu destino.

O pastor explicou: “Sim. Eu tive de fazê-lo porque esta é uma ovelha rebelde que não ficava com o rebanho, mas vivia se perdendo. Ela passou a fugir de mim e eu não conseguia abordá-la. Então, eu tive de quebrar sua perna para que pudesse alimentá-la a cada dia.

O cajado era um instrumento que ajudava o pastor a manter as ovelhas pelas trilhas seguras da caminhada. Se uma ovelha se afasta das outras na caminhada ou está andando muito próxima dos precipícios, o/a pastor/a estica o cajado a fim de ajudar a ovelha a seguir segura por este trecho do caminho.

“O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” é uma declaração bíblica que significa que Deus é Aquele que cuida dos seus filhos. Providencialmente Ele supri as necessidades daqueles que são seus e os apascenta como um pastor que cuida de suas ovelhas.

O Salmo 23 foi escrito para qualquer pessoa que crê que Deus é o Pastor da sua vida. Ele é um sopro de esperança quando tudo parece estar desabando e traz verdadeiras preciosidades sobre quem é o seu Deus.

Ele nos acompanhará, guiando-nos, protegendo-nos e confortando-nos na nossa jornada. Esta promessa é ainda mais significativa quando se conhece Jesus, que já foi na nossa frente, para assegurar que nossa caminhada pelo vale da morte não termine em morte, mas em glória.

Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.

“Guarda o teu coração” significa que você deve tomar cuidado com seus pensamentos, desejos e emoções. Tudo de bom ou de ruim que você faz começa no coração. Por isso, é muito importante cuidar do coração. Provérbios 4:23 diz que você precisa guardar seu coração porque sua vida depende dele.