Quem escreveu o livro de Judas no Novo Testamento?

Perguntado por: umaciel . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

De todo modo, esse primeiro livro do Novo Testamento, a Epístola de Judas, é um texto escrito por Judas irmão de Tiago. Esse Judas era também meio-irmão do próprio Jesus Cristo. Ou seja, nada tem a ver com o famoso Judas apóstolo, conhecido por trair Jesus.

A afirmação central desse Evangelho é que Judas foi o me-lhor amigo de Jesus, possuindo mais conhecimento que os outros discípulos. Por isso Jesus o teria encarregado de traí-lo por amor à salvação, pois, sem a traição, Jesus não teria sido crucificado e não teria podido ressuscitar.

1 – Judas o Macabeu organizou a revolta judaica (166-160 a.C) (conf. Macabeus 2,4); 2 – Judá um dos filhos de Jacó (conf. Mateus 1,2-3). Nome encontrado na genealogia de Jesus; 3 – Judá – um dos ancestrais de Jesus descrito na genealogia de Jesus em (Lucas 3,30); 4 – Judas Iscariotes, citado no Novo Testamento.

Há mais de dois mil anos, segundo a tradição católica e ortodoxa, Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, ao invés de proteger o mestre, por trinta moedas de prata entregou-o aos que tentavam capturá-lo e, assim, contribuiu diretamente para sua morte (Lucas 6: 13-16).

Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

Judas é chamado Lebeu Tadeu por Mateus, Tadeu por Marcos, e Judas, irmão de Tiago, por Lucas.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Judas Tadeu

Na trama bíblica da Record TV, Judas Tadeu era cego de nascença e foi curado por Jesus no tanque de Silóe, como é relatado em João 9.

Este tem uma visão onde diz: “Eu vi a mim mesmo enquanto os Doze discípulos me apedrejavam e me perseguiam”. O texto diz ainda que Jesus lhe disse: “serás maldito por gerações, mas reinarás sobre eles”. Na visão Jesus teria feito uma promessa a Judas: “Veja, eu te disse tudo.

Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”. 28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso.

O Evangelho Segundo Judas data entre o século 3 e 4 e acredita-se que o documento, um frágil papiro de 31 páginas, seja uma cópia de um original escrito por volta de 150 dC. Ele foi descoberto em Beni Masar no Egito durante a década de 1970 e foi escrito originalmente em cóptico (antigo idioma egípcio).

"Antes de tudo, é preciso esclarecer que são duas pessoas distintas. Judas Iscariotes é aquele que traiu Jesus. Na verdade, Judas era um nome muito comum entre os judeus.

Judas Iscariotes traiu o amor de Jesus, mas Judas Tadeu teve a coragem de entregar a vida por amor a Cristo e pela causa do Evangelho, e sua fidelidade foi o caminho para sua santidade.

Judas Iscariotes (do grego eis Kerioth, 'natural da povoação de Kerioth'), que traiu Jesus. Um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, Judas era filho de Simão. Segundo reza a história bíblica, ac...