Quem escreveu a primeira carta enviada ao rei de Portugal?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Pero Vaz de Caminha

Pero Vaz de Caminha foi o escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral e o responsável por escrever uma carta ao rei de Portugal anunciando o “descobrimento” do Brasil.

Sobre o seu conteúdo, foi uma carta redigida para o rei, de modo a comunicar-lhe o descobrimento das novas terras.

Caminha utiliza durante quase todo o texto a primeira pessoa do plural com o intuito de envolver os portugueses e avisá-los sobre as oportunidades na nova terra. Assim, ele engloba os portugueses que estavam na expedição e os portugueses que estavam em Portugal. Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra!

O papel que utilizamos nos dias atuais foi inventado 100 anos depois do nascimento de Cristo por um chinês chamado T'sai Lun.

A missão atribuída pelo monarca, chamado de O Colonizador, era clara: combater os piratas e contrabandistas, penetrar nas terras (na direção sul – Costa do Ouro e da Prata) para procurar metais preciosos e estabelecer núcleos de povoamento no litoral.

A Carta de Pero Vaz de Caminha é o principal relato da “descoberta do Brasil” pelo navegador português Pedro Álvares Cabral. Pero Vaz de Caminha retratado lendo a carta para Cabral e outros tripulantes. A carta de Pero Vaz de Caminha é considerada hoje o mais importante documento a respeito do Descobrimento do Brasil.

"Senhor, as Cortes ordenaram minha prisão, por minha obediência a Vossa Alteza. E, no seu ódio imenso de perseguição, atingiram também aquele que se preza em o servir com a lealdade a dedicação do mais fiel amigo e súdito. O momento não comporta mais delongas ou condescendências.

A célebre "Carta do Achamento do Brasil" foi escrita por Pero Vaz de Caminha em Porto Seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de 1500. O escrivão só interrompeu o trabalho no dia 29, quando ajudou o capitão-mor a reorganizar os suprimentos da frota.

Quem escreveu esse livro? O autor dessa epístola é “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo” (1 Pedro 1:1). “Pedro era conhecido originalmente como Simeão ou Simão (2 Pedro 1:1), um pescador de Betsaida que vivia com a sua esposa em Cafarnaum.

A Carta de Pero Vaz de Caminha, cujo título oficial é Carta a el-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil, é considerada o primeiro documento escrito no e sobre o Brasil. Seu autor era o escrivão oficial do rei Dom Manoel I, de Portugal, genro dos reis espanhóis D. Fernando e Isabel de Castella.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Carta de Pero Vaz de Caminha

A Carta de Pero Vaz de Caminha oficializou o primeiro documento redigido em solo brasileiro, endereçada a D. Manoel I.

A carta de Pero Vaz de Caminha é tratada nos manuais de história e de literatura como documento que atesta a presença da esquadra de Pedro Álvares Cabral no Brasil, legitimando-se a posse da terra, bem como vínculo cultural que nos faria herdeiros diretos da tradição lusitana.

Pero Vaz de Caminha (Porto, 1450 — Calecute, 15 de dezembro de 1500), às vezes popularmente chamado de Pedro Vaz de Caminha, foi um fidalgo português que se notabilizou nas funções de escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral.