Quem escreveu a parábola do semeador?

Perguntado por: orosa . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

A parábola do Semeador é uma das poucas da qual o próprio Mestre deu explicação sobre seu sentido, a pedido de seus discípulos. Ela está em Mateus, em Marcos e em Lucas. Jesus contou essa Parábola quando discursou para uma grande multidão à beira-mar.

A Parábola do Semeador é protagonizado por uma adolescente negra e a comunidade que Lauren Olamina concentra em torno de si ao longo da história é cheia de figuras fora dos lugares comuns na ficção científica (e por que não dizer da literatura de modo geral?): negros, hispânicos, mães solo, homens velhos, crianças.

Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

Significado de Semeador
adjetivo, substantivo masculino Que, ou aquele que semeia. substantivo masculino Máquina para semear cereais.

Que ou aquele que semeia.

A Parábola do Semeador traz lições muito importantes. Ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles. Algumas pessoas possuem um coração insensível que não responde positivamente ao convite do Evangelho.

“O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda.

O semeador passa por um processo longo e cansativo de limpar o terreno, arar a terra e aguar as plantas até que estejam crescidas.

A boa terra é um solo fértil com profundidade suficiente para as raízes.

seed. Outra parte caiu entre os espinhos. Estes, ao crescer, sufocaram as plantas. As que caíram entre os espinhos, significam os que ouvem; todavia, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas muitas ansiedades, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não conseguem amadurecer.

De que maneira os ensinamentos do Salvador a respeito de ao pé do caminho nos ajuda a entender melhor o princípio de que, se endurecermos nosso coração, não entenderemos a palavra de Deus, nem nos converteremos ao Salvador, nem seremos curados por Ele?

Jesus contou a Parábola do Semeador quando discursou para uma grande multidão à beira-mar. Ele entrou num barco e a multidão ficou em pé na praia escutando suas palavras. Naquele dia Jesus ensinou muitas coisas acerca do reino dos céus através de parábolas.

O Salvador queria ajudar os fariseus a compreenderem por que Ele estava com os pecadores. Ele contou-lhes três parábolas.

Jesus contou essas três parábolas aos fariseus porque queria que eles soubessem o quanto o Pai Celestial ama cada um de nós. Ele ama as pessoas que Lhe obedecem.

Semeia vem do verbo semear. O mesmo que: dissemina, divulga, espalha, propaga, propala, esparze, entremeia, entressacha, alastra.

Ele não quer apenas propaganda de frutos, ele quer frutos verdadeiros, muitos frutos. Que tipo de solo tem sido o seu coração? Há alguma coisa atrapalhando sua vida frutificar para Deus? O que você tem feito da semente chamada Palavra de Deus?

Basicamente, essa lei diz que só colhemos o que plantamos. Tenho certeza de que você se lembra dela. Não é mesmo? Diz um ditado popular que quem planta vento colhe tempestade, o que nos permite concluir que temos liberdade para plantar o que desejarmos, mas certamente, colheremos do mesmo tipo de semente que semearmos.

Ser um educador/semeador significa proporcionar aos aprendizes das salas de aula do mundo os saberes necessários à realização dos sonhos e da transcendência.

Em Mateus 13:1-23, Jesus nos explica a parábola do semeador. Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.

Então, há o bom solo que produz fruto. A conclusão desta parábola é deixada para cada um responder a esta pergunta. Que espécie de solo você é? Esta parábola, por um lado, revela a força divina da Palavra de Deus, e, por outro, convida os que a escutam a oferecerem à sementeira dela a terra de um bom coração.

A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria.