Quem escreveu a Lei?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Segundo as escrituras hebraicas, a Lei foi dada por Deus através do Patriarca Moisés, tendo sido os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus no monte Sinai, a tábua dos dez mandamentos.

As leis foram criadas para organizar a sociedade e por consequência a civilização, estabelecendo o que cada indivíduo poderia ou não fazer. Eram as leis que determinavam o que era certo e o que era errado. Mas é claro, obedecendo às determinações religiosas e culturais de cada povo.

Moisés

Existem dois tipos de Torá: a escrita, onde constam os 613 mandamentos escritos, e a oral, que é o conjunto de instruções que ensinam como cumprir os mandamentos da Torá escrita. Os judeus consideram que Moisés escreveu a Torá através dos ensinamentos do Deus de Israel, passados diretamente para ele.

Ele disse certa vez: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para cumprir. –[...] Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar os outros, será considerado o menor no Reino dos Céus.

O fim da lei é Cristo para a justiça de todo o que crê. Esta é a finalidade da Lei: apontar para a nossa necessidade da vida que está somente em Cristo. Vida esta que é conseguida apenas por graça e mediante a fé, e não pelas obras da Lei.

Jesus coloca em questão a aplicação da lei por parte de muitos dos seus contemporâ- neos, e coloca em causa alguns preceitos que foram com o tempo transfor- mados em lei de Moisés, quando inicialmente não o eram. Como bom judeu, Jesus nunca nega a lei de Deus. Antes, interpreta e busca as motiva- ções da mesma.

Ao todo, são computados 613 mandamentos no Antigo Testamento.

O Código de Hamurabi foi o primeiro código de leis da História e teve sua origem na Mesopotâmia enquanto era governada por Hamurabi, entre 1792 e 1750 a.C. Esse código tinha como base a lei de Talião, que punia o criminoso de forma semelhante ao crime cometido.

O que são os dez mandamentos de Deus:
Na Bíblia, existem os Dez Mandamentos, ou Decálogo, que consistem em dez regras dadas por Deus ao Seu povo, para que tivessem uma vida mais feliz e próspera. O Senhor deu esses mandamentos a Moisés, que os escreveu em tábuas de pedra. Os Dez Mandamentos se encontram em Êxodo 20.

O direito no Brasil tem suas raízes no direito romano e também no de países europeus contemporâneos, como França, Portugal e Itália. Recentemente, fica bem claro que os Estados Unidos são uma referência mais atual para a instauração de novas leis.

Numa ocasião Cristo disse que não veio revogar o Velho Testamento (Mateus 5.17). Já em outra afirmou o oposto, dizendo que o Velho Testamento durou até João Batista (Mateus 11.13; Lucas 16.16). Como a Palavra de Deus é a verdade, não pode conter paradoxos, ambiguidades, na afirmação de um mesmo fato.

No monte Sinai, Moisés recebeu leis, mandamentos, ordenanças e convênios do Senhor que foram escritos em tábuas de pedra. Quando Moisés desceu do monte Sinai e viu os filhos de Israel adorando o bezerro de ouro, ele jogou as tábuas no chão e quebrou-as. (Ver Êxodo 32:15–19.)

Somos agora informados que os Dez mandamentos foram escritos em tábuas de pedra, pelo dedo do próprio Deus.

A lei e os profetas testificam de Jesus. Os fariseus procuram destruir o reino. Jesus apresenta a parábola do homem rico e Lázaro. 16 E eles disseram-lhe: Nós temos a lei e os profetas; mas quanto a este homem não o receberemos para ser nosso governante; pois ele se faz juiz sobre nós.

Deus castiga Moisés por ele não ter feito a circuncisão no filho mais novo.

O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista. É formado por diversos discursos colocados na boca de Moisés, espécie de testamento espiritual pronunciado antes de sua morte.