Quem escreveu 1 e 2 Coríntios?

Perguntado por: sveloso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Trata-se de duas cartas escritas pelo apóstolo Paulo, por volta de 50 DC, destinada a igreja fundada por ele na cidade de Corinto. O autor do livro de dezesseis capítulos já havia fundado uma igreja em Corinto.

O Livro de 1 Coríntios. Paulo visitou Corinto, uma cidade bem importante no litoral da Grécia, pela pri-meira vez, durante sua segunda viagem missionária (Atos 18). Ele permaneceu ali durante um ano e meio e, como resultado de seu trabalho, muitos se converteram ao Senhor e uma igreja começou.

Coríntio é um dos pesadelos criados por Sonho
O antagonista Coríntio foi, originalmente, criado pelo Sonho como um pesadelo que espelharia todo o mal da humanidade, sendo então um sádico sarcástico que só pensa em si mesmo e fazendo de tudo para sentir prazer.

O Contexto de Corinto
Corinto era uma igreja carismática no sentido bíblico da palavra, ou seja, tinha os “carismas” do Espírito de Deus, os dons, através dos quais desenvolvia seu serviço prestando culto a Deus e cumprindo a sua missão neste mundo.

Apolo era um homem destemido. Passou a pregar com valentia na sinagoga e a ortodoxia de sua doutrina – ainda que incompleta –, somada à coragem com que falava, fez com que ele se tornasse uma atração na cidade.

O apóstolo Paulo fez três viagens como missionário do Reino de Deus, passando por Corinto em todas elas, sendo que a primeira foi no ano 50, a segunda no ano 55 e a terceira no ano 56.

O portador da carta é Tito, que no seu regres- so traz a boa notícia da reconciliação da comunidade com Paulo; este, feliz, es- creve uma terceira carta, que corresponderia a 1,1-2,13 e 7,5-16.

A Segunda Carta aos Coríntios faz parte da interação entre Paulo e a comunidade cristã da Acaia e, ainda que com lacunas de informações acerca dos acontecimentos, mostra a atitude do apóstolo diante dos desafios enfrentados no relacionamento com os fiéis de Corinto (THRALL, 2004, p. 1).

Talvez pela diversidade étnica e social dos crentes que formavam a comu- nidade de Corinto, alguns conflitos começaram a surgir na igreja após a partida de Paulo. O fato de a congregação reunir pessoas com tal diversidade pode ter causado uma desestabilidade emocional e espiritual na igreja de Corinto.

A data provável que a epístola foi escrita teria sido por volta do ano 55, quando Paulo encontrava-se na cidade de Éfeso em sua terceira viagem missionária Atos 19:1; Atos 20:1).

A intenção de Paulo era apresentar aos coríntios, a importância de viver em santificação, conforme a nova vida em Cristo. Dentre as muitas lições que tiramos nesta carta, está o fato de como devemos lidar com problemas difíceis, tanto na vida pessoal, quanto na Igreja.

Paulo fala da excelência da caridade — A caridade, um amor puro, excede e supera quase todas as outras coisas. 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse acaridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

Paulo define a aflição do pecado que acontece a toda a humanidade e ensina que a solução de Deus para esse problema a todas as pessoas é a Expiação de Jesus Cristo. Por meio da aceitação fiel da Expiação de Jesus Cristo, toda a humanidade pode ser justificada (perdoada) e receber a salvação.

E uma das coisas que mais chamam a atenção de todos são os olhos do Coríntio, que, em vez de globos oculares, possuem dentes. Ele consegue enxergar perfeitamente, assim como falar, comer e até respirar por essas bocas a mais. Aliás, isso tem tudo a ver com a razão pela qual ele se tornou um assassino serial.

Poderes e Habilidades
Consumir os olhos de suas vítimas permite que ele veja o que elas viram em suas vidas e até veja o futuro em alguns casos. O Coríntio também é capaz de possuir seres humanos.

Por isso, o Coríntio tem essa forma tão assustadora e é claro que os seus dentes a mais não são apenas para enfeite. Nos quadrinhos, é revelado que o serial killer consome os olhos de suas vítimas para consumir as memórias das mesmas, afinal “os olhos são a janela para a alma“.