Quem eram os semitas na Bíblia?

Perguntado por: lmachado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Atualmente os povos chamados de semitas são essencialmente judeus e árabes, mas na antiguidade também havia assírios, babilônios, arameus, cananeus e fenícios. O sionismo deriva da bíblica "Sion", que designa Jerusalém ou o povo judaico.

Semita é o termo que designa um conjunto linguístico composto por vários povos. A origem da palavra Semita está na Bíblia, mais precisamente no livro do Gênesis quando se trata da história de Noé. Nas escrituras judaicas, um dos filhos de Noé era chamado Sem, o que é uma versão grega para o nome hebraico Shem.

Semitas é o termo utilizado para designar um grupo de povos, entre os quais se destacam os árabes e os hebreus, que falam ou falaram línguas semíticas. A designação provém do livro bíblico do Gênesis, que menciona povos descendentes dos filhos de Sem.

Foi daí que se convencionou chamar as três grandes religiões mundiais (Islamismo, Judaísmo e Cristianismo) como “religiões semitas”, pois são filhas do mesmo pai, Abraão. O islamismo foi fundado em 622 d.

Os assírios eram povos semitas que viviam ao norte da Mesopotâmia na região dos rios Tigre e Eufrates. O império assírio foi formado após a queda do império acadiano. Ficaram conhecidos por integrarem uma sociedade guerreira, cruel e implacável.

O que significa o termo judeu? O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

Vimos, portanto, que hebreu se origina de Éber; que Israelita, de Jacó; e judeu, da tribo de Judá. Vimos ainda que, pelos argumentos que lemos, todos esses termos têm o mesmo objeto: referem-se ao povo escolhido por Deus, embora em épocas diferentes.

Mesopotâmia significa "Terra entre rios". E é um nome bem apropriado. A Mesopotâmia se localiza entre os rios Tigre e Eufrates. Os primeiros habitantes da Mesopotâmia viviam em tribos de origem semita.

Alguns estudiosos acreditam que o povo hebreu é o resultado da mistura de diferentes grupos étnicos e culturais que viviam na região da antiga Mesopotâmia e na região da Palestina. De acordo com os relatos bíblicos, os hebreus vieram da cidade de Ur, da Mesopotâmia.

1. Relativo ou pertencente aos povos semitas. 2. [ Linguística ] Relativo ao grupo de línguas que inclui o aramaico, o amárico, o árabe, o hebraico, o maltês ou o tigrínia, entre outras línguas faladas do Norte de África ao Médio Oriente e Península Arábica.

Por que eles são chamados dessa maneira? Resp. Acádios, assírios, hebreus e árabes são chamados de povos semitas porque eles utilizam línguas que provêm de uma língua ancestral comum, que tem origem na região da Mesopotâmia.

Segundo a Bíblia, os povos de origem semita possuem um antepassado em comum: Sem, filho do patriarca Noé. Acima, pôster do filme Noé (Noah, 2014). Semita vem do hebráico Sem, referência ao nome do filho mais velho de Noé (o mesmo do dilúvio). Por semitas entendemos todos os descendentes de Sem.

A palavra anti-semitismo significa preconceito contra ou ódio aos judeus. O Holocausto é o exemplo mais radical de anti-semitismo na história. Apoiados pelo governo, os nazistas alemães e seus colaboradores perseguiram e exterminaram 2/3 dos judeus da Europa entre 1933 e 1945.

Os hebreus eram um povo seminômade que se estabeleceu e se fixou na região da Palestina (chamada de Canaã, na Antiguidade). A reconstrução da história desse povo é um grande desafio para os historiadores, sobretudo pela falta de fontes históricas e de evidências que comprovem determinados acontecimentos.

As línguas semíticas são a família mais ao nordeste das línguas afro-asiáticas As línguas semíticas mais comuns faladas hoje são o árabe, o maltês, o hebraico, o amárico, o aramaico e o tigrínia.

Os árabes, descendentes dos antigos povos semitas, dominaram essa região se dividindo em dois grandes grupos sócio-econômicos: os semitas, que viviam de forma nômade pelo deserto e criavam gado de pequeno porte; e os sedentários, que se dedicavam ao comércio nos centros urbanos da Península Arábica.

Os trabalhadores se alimentavam de frutas, como uvas, pêssegos e figos, além de sopas com pepinos, raízes e nabo. Os mesopotâmicos eram grandes apreciadores de diversos tipos de queijos, cervejas e vinhos.

Os hebreus foram um povo da Antiguidade que se estabeleceu em Canaã. O auge da história hebraica foi o período monárquico. Os hebreus foram um dos povos da Antiguidade e habitaram a região de Canaã, atualmente conhecida como Palestina.