Quem eram os primeiros moradores de Chapecó?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

A história de Chapecó se confunde com a da região Oeste. A área foi alvo de uma disputa entre Portugal e Espanha e, depois, entre Brasil e Argentina. As primeiras visitas à região, na metade do século XVII, foram de mamelucos paulistas vindo às povoações indígenas, construídas sob a organização dos jesuítas espanhóis.

Colonizada por imigrantes italianos e alemães, principalmente, provenientes do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e litoral de Santa Catarina, a cidade hoje atrai vários habitantes graças ao seu desenvolvimento.

História. Assim como outras cidades, Chapecó também era habitada pelo povo indígena nos primórdios, os quais chamavam a área de Xapecó. Mas em meados de 1838, alguns tropeiros e imigrantes começaram a transitar pelas terras que hoje pertencem a Chapecó.

Santa Maria

Um dos bairros mais antigos da cidade de Chapecó é o Santa Maria. Trata-se do bairro onde está instalado o Hospital Regional do Oeste, o qual atende uma população de 1,3 milhão de pessoas de SC, RS e PR. Na época não havia toda a infraestrutura vista hoje.

Bairro Santa Maria

BG no Bairro Santa Maria: conheça um dos bairros mais antigos de Chapecó Nesta quarta-feira (20), a equipe da Ric TV esteve com o quadro “BG no Bairro”, direto do Santa Maria que é um dos bairros mais antigos de Chapecó.

A história de Chapecó se confunde com a da região Oeste. A área foi alvo de uma disputa entre Portugal e Espanha e, depois, entre Brasil e Argentina. As primeiras visitas à região, na metade do século XVII, foram de mamelucos paulistas vindo às povoações indígenas, construídas sob a organização dos jesuítas espanhóis.

São diversas as hipóteses relacionadas à origem e ao significado do nome do município. Todavia, a suposição mais difundida aponta 'Chapecó' como vocábulo de origem Kaingang, que significaria 'Donde se avista o Caminho da Roça'.

Em Chapecó, os índios que permanecem ou perambulam pelo no espaço urbano, muitos são remanescentes da cidade, que foram desapropriados de seus espaços de pertencimento e por entendi- mentos societários, depositados a uma nova realidade, na zona rural, que até então era o local da coleta de matéria prima para a ...

Em 1748, começaram a chegar a Santa Catarina os primeiros imigrantes na verdadeira acepção do termo: os açorianos.

Sobre a estimativa do número de imigrantes na cidade, Luiz diz que o CAI trabalha com uma média entre 14 mil e 16 mil imigrantes.

A cultura catarinense foi fortemente influenciada pela imigração europeia para a região. O litoral foi povoado por imigrantes açorianos e madeirenses; já o interior, por imigrantes da Europa continental.

Seus habitantes naturais são denominados catarinenses ou barrigas-verdes.

Shows, obras, inaugurações e desfiles fazem parte da programação do mês de aniversário de Chapecó, que completa 105 anos de emancipação no dia 25 de agosto.

Chapecó, Santa Catarina, é uma cidade com muitos apelidos: “capital do oeste”, “capital do turismo de negócios”, “capital da agroindústria catarinense”, e por aí vai.

Foram identificados 204 estabelecimentos de ensino, 344 estabelecimentos de saúde e 521 estabelecimentos religiosos. Chapecó tem 2.569 unidades em construção, tanto de prédios como de casas, o que demonstra o quanto o município está crescendo.