Quem eram os povos navajos?

Perguntado por: lmorgado . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os navajos (em navajo: Diné ou Naabeehó) são um povo indígena da América do Norte, da família linguística Athapaskan (idioma navajo) e da área cultural Sudoeste. Originalmente, imigraram das áreas do norte e durante o século XVI tornaram-se um povo pastor e caçador.

A religião Navajo é diferente na medida em que deve ser praticado em uma área geográfica específica, conhecida como a Dinétah (a pátria Navajo tradicional). Navajo pessoas acreditam que o Povo Santo instruiu-os para nunca deixar a terra entre quatro montanhas sagradas localizado no Colorado, Novo México e Arizona.

Os navajos têm seu próprio presidente, suas próprias leis e sua própria polícia. A nação indígena, presente em três estados dos Estados Unidos, faz questão de transmitir sua cultura de geração para geração.

Já as populações do sul (apache e navajo), que viviam em um ambiente desértico, alimentavam-se do milho, feijão e abóboras plantadas pelas mulheres em valas irrigadas e de lagartos, perus e veados caçados pelos homens nas montanhas.

Os navajos têm uma população de 175.000 e habitam uma área desértica de 71.000 km2, equivalente à Bélgica e a Suíça juntos, que se estende por três estados do oeste americano.

Os Apaches são povos Athapaskan que migraram para o Sudoeste vindos do Nordeste do Canadá, centenas de anos atrás. Eles povoaram as planícies da parte central e no Sudoeste dos Estados Unidos perto do ano 850 d. C. A nação Apache é o nome dado a várias tribos nativas americanas culturalmente relacionadas entre si.

Todas viviam na região conhecida como Grandes Planícies da América do Norte, uma vasta área que se estende do rio Mississípi em direção ao oeste do continente.

Dentre os grupos indígenas mais conhecidos estão os Cherokees, os Iroqueses, os Algonquinos, os Comanches, os Apaches, os Esquimós, os Chipwyangs, os Crees, os Cheienes, os Sioux, dentre outros.

Antes de os colonizadores rumarem para o Oeste americano, os sioux viviam em paz com a natureza e com os búfalos que dominavam aquelas planícies. Caçadores nômades, desfrutavam de total comunhão com os animais. Comiam sua carne e usavam sua pele para confeccionar as tendas, chamadas de tipis.

Atualmente, os remanescentes, os poucos indivíduos que puderam sobreviver ao extermínio étnico levado a cabo pelo povo invasor e ocupante, vivem em reservas nos estados de Dakota do Norte e Dakota do Sul, nos Estados Unidos.

Segundo um censo de 2020, existem cerca de 3 727 135 índios nos Estados Unidos. Se somados os descendentes misturados com outras etnias, esse número sobe para mais de 9,7 milhões de pessoas (ou quase 2,9% da população dos Estados Unidos).

De acordo com ele, todos os indígenas das Américas descendem de uma única população que chegou ao Novo Mundo vinda do leste asiático, através do estreito de Bering, há cerca de 20 mil anos.

Tradicionalmente vestiam com toucados de penas, couro com franjas, missangas e mocassins. A “Dança do Sol” era um dos mais sagrados rituais dos Sioux e de todos os índios americanos.

Significado de Apache
substantivo masculino [Pejorativo] Indivíduo malfeitor, explorador de mulheres. Etimologia (origem da palavra apache). Do espanhol apache; do zuni apachu 'inimigo'.

Os apaches são um grupo étnico na-dene, sendo um dos povos nativos dos Estados Unidos. Falam a língua apache e habitam atualmente reservas indígenas, no sudoeste dos Estados Unidos. Antigamente, os povos Apaches ocupavam territórios em Arizona, norte do México, Novo México, oeste e sudoeste do Texas e sul de Colorado.

O povo dacota, dakota ou lakota, também conhecido como teton, titunwan ("moradores da pradaria") e teton sioux ("serpente ou inimigo") são um povo indígena das Grandes Planícies da América do Norte.

Os apaches dividiam-se em vários grupos: jicarilla, mescalero, lipan, chiricahua, apaches ocidentais e apaches da planície e viviam, basicamente, da caça aos bisões-americanos (Bison bison), os quais forneciam carne para alimentação e couro para a confecção de tendas e roupas.

Atualmente, os poucos descendentes destes povos vivem em reservas indígenas estabelecidas, pelo governo dos EUA, a partir do século XX. Os povos nativos dos Estados Unidos possuíam alguns aspectos culturais, religiosos e políticos comuns entre si. Porém, cada povo possuía sua identidade cultural própria.

Os americanos brancos são o maior grupo racial; descendentes de alemães, irlandeses e ingleses constituem três dos quatro principais grupos étnicos do país. Os afro-americanos são a maior minoria racial da nação e o terceiro maior grupo étnico.

Brancos (não-hispânicos) - 69,1% Hispânicos (de qualquer raça)- 12,5% Afro-americanos - 12,3% Nativos americanos - 0,9%

De acordo com dados do Censo americano, há 574 tribos indígenas reconhecidas pelo governo federal. A população indígena no país é de cerca de 7 milhões, número que inclui pessoas que declaram pertencer a mais de uma categoria racial.

Continuar lendo O que significa navajos?