Quem eram os noivos nas bodas de Canaã?

Perguntado por: abrito4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa.

De acordo com o primeiro historiador da Igreja, Eusébio de Cesaréia, Judas Tadeu foi o noivo das bodas de Caná, na Palestina, onde Jesus transformou água em vinho. Ao impressionar-se com o milagre, foi chamado para ser seu discípulo.

Estavam neste casamento: Jesus que foi convidado com os discípulos e a Mãe de Jesus. Além do grupo de Jesus encontramos todo o conjunto de pessoas que envolvem uma cerimônia de casamento: noivos, pais, amigos, parentes, serventes e conhecidos.

Maria estava nestas bodas junto com Jesus, com os Apóstolos e Maria Madalena.

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados.

O vinho-amor como dom do Espírito, é o que purifica, o único que pode salvar definitivamente. O relato das Bodas em Caná sugere algo mais. A água só pode ser saboreada como vinho quando, seguindo as palavras de Jesus, é “tirada” de seis grandes talhas de pedra, utilizada pelos judeus para suas purificações.

O vinho é uma bebida importante na tradição judaica: é símbolo da alegria, festividades tradicionais e também da reza de santificação do Shabat. Durante a cerimônia e festa são utilizadas duas taças de vinho e os noivos sempre tomam a bebida na mesma taça para simbolizar a partilha total da sua vida.

Nas bodas de Caná o Evangelho mostra a eficácia da intercessão de Jesus nas necessidades humanas. A função materna de Nossa Senhora se deve a bondade Divina. Não é por obrigação que Deus faz isso, é por generosidade. Nossa senhora inspirada por uma ardente compaixão intercede por nós.

Nas bodas de Caná, quando Maria avisa a Jesus que não há mais vinho, Jesus responde: “Mulher, isso compete a mim? Minha hora ainda não chegou” (Jo 2, 4). Apesar de essa forma de tratamento soar áspera e rude aos ouvidos modernos, “mulher” era, na verdade, uma expressão de respeito e de honra na época.

Conclusão de nossas lições das Bodas de Caná
Jesus não ficou em Caná onde realizou o milagre. Ele sabia que a natureza humana não se lembra de milagres por muito tempo. As pessoas pensam que se pedirem um milagre e Deus o conceder, confiarão em Deus para sempre. Milagres só fazem as pessoas acreditarem temporariamente.

Quando decidimos fazer tudo o que Deus nos diz, comprometemo-nos de modo sincero a alinhar nosso comportamento diário à vontade de Deus. O primeiro milagre do Salvador, do qual temos registro, foi realizado em uma festa de casamento em Caná da Galileia.

Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas.

A Campanha das Talhas de Caná, é uma prática espiritual inspirada na narrativa do Evangelista São João (2, 1 - 11) que narra a história do primeiro milagre de Jesus, realizado em uma festa de casamento em Caná da Galiléia, onde, atendendo ao pedido de Maria sua mãe, realiza a transformação da água em um vinho saboroso.

O termo "boda" se originou a partir do latim "vota", que significa "promessa". Boda é uma celebração de casamento, o nome é mais usado no plural - bodas - e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento.

Ainda existem poucas informações sobre o estilo do vinho da Santa Ceia, mas sabe-se que o vinho era de uma região mais quente, Negev, ao sul de Israel. Sabe-se também que, por conta desse calor, as uvas tinham mais açúcares, gerando vinhos mais maduros e de maior teor alcóolico.

O mestre-sala era aquele que comandava a festa, organizando tudo para não ocorrer nada errado. Provando esse a água que diante dele chegou transformada em vinho, exclama dizendo: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já tem bebido, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho!

Foram duas pessoas que entraram na Terra prometida dos hebreus que saíram do Egito: Calebe e Josué. Encontramos a resposta no texto bíblico do livro dos números 32,11-12.

Adão e Eva foram casados para o tempo e a eternidade pelo Pai Celestial. (Ver Moisés 3:24–25; Gênesis 2, cabeçalho do capítulo; Eclesiastes 3:14.) O marido e a mulher devem deixar os pais e apegarem-se um ao outro.