Quem eram os ninivitas no tempo de Jonas?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Os ninivitas eram os habitantes da cidade de Nínive, uma cidade assíria que ficava nas proximidades do rio Tigre.

Os habitantes de Nínive fizeram várias coisas que contribuíram para seu arrependimento. Cite algumas delas. (Eles acreditaram em Jonas, jejuaram e oraram vestidos de saco e cobertos de cinzas e abandonaram o mau caminho.) O que as pessoas e os animais vestiram durante o tempo em que jejuaram? (Saco)

O livro de Naum contém a profecia de que Nínive, capital da Assíria, seria destruída por causa da iniquidade de seu povo.

Jonas foi um profeta. O Senhor disse a ele que avisasse ao povo de Nínive que a cidade seria destruída se eles não se arrependessem. Mas o povo de Nínive era inimigo dos israelitas. Jonas não queria pregar a eles.

Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo.

Dagon

Era um deus venerado pelos filisteus (ou povo de Canaã) com o nome de Dagon ou Dagantakala. Casado com Shala (um outro nome de Ninlil), este deus fazia com que as plantas crescessem e julgava aqueles que morriam, reinando no mundo subterrâneo. O seu nome pode provir de dag, peixe.

Jonas foi à grande cidade de Nínive, com uma população de centenas de milhares de pessoas. A mensagem que ele pregou foi simples: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida” (Jonas 3:4). A mesma linguagem aparece em Gênesis 19 para descrever a destruição total de Sodoma.

quarenta dias

Jonas entrou na cidade e andou um dia inteiro a apregoar: "Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída." Os habitantes de Nínive acreditaram em Deus. Rapidamente se espalhou pela Internet a sua mensagem.

Mossul

Nínive (Ninawa) era um grande amontoado de vários vilarejos ao longo do Rio Tigre. Atualmente, onde ficava, existe a cidade moderna de Mossul, no estado de Ninawa do Iraque.

Nós também temos nossas próprias “Társis e Nínive”. Társis é o lugar de fuga. Nínive é o lugar da obediência, da revelação da vontade de Deus para nós.

três dias

O jejum de três dias de Nínive comemora os três dias que o Profeta Jonas passou dentro da barriga do Grande Peixe e o subsequente jejum e arrependimento dos ninivitas na mensagem de aviso do profeta Jonas, de acordo com a Bíblia. (Livro de Jonas).

Este complexo de Jonas se refere à pessoa que tem medo das mudanças, do sucesso, de ser diferente e, por isso, de ser rejeitado; prefere renunciar à originalidade e viver isolado, conformado com seu destino, deixando as coisas como estão.

Naum

Naum 2. Naum profetiza sobre a destruição de Nínive, que prefigura os acontecimentos que ocorrerão nos últimos dias.

Os ninivitas eram conhecidos pela crueldade com que tratavam os guerreiros capturados, muitos dos quais eram cegados para que não fugissem. Jonas era considerado um profeta insensível, que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis e inimigos de Israel se convertessem e fossem salvos.

Significa pombo e indica uma pessoa capaz de atravessar as piores crises com paciência, tranqüilidade e resignação. Autoconfiante e otimista, não desiste de lutar por seus projetos nem mesmo quando as dificuldades parecem ser incontornáveis.

1. E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe; 2. e disse: Na minha angústia clamei ao senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz.

Jonas, filho de Amitai, era de uma cidade chamada Gate-Hefer, em Zebulom, um território de Israel (ver Jonas 1:1; II Reis 14:25).

O livro de Jonas nos ensina sobre um Deus misericordioso com seu povo. Deus havia poupado miseridordiosamente Israel várias vezes em sua história, o salmo 78 nos mostra a grandeza da misericórdia, bondade, graça e amor de Deus por seu povo.