Quem eram os nicolaítas na Igreja de Éfeso?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

O grupo denominado nicolaítas, participava de uma seita que procurava difundir ensinos contrários ao Evangelho e aos ensinamentos já estabelecidos no início da era cristã. O objetivo era corromper as doutrinas das igrejas e perverter os costumes já existentes.

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Maria

No anúncio, Maria é inserida na história da salvação como a primeira discípula, que ouviu e praticou ardentemente a palavra de Deus.

Filho de nobres, Nicolau nasceu na cidade de Patara, na Ásia Menor, na metade do século III, provavelmente no ano 250. Foi consagrado bispo de Mira, atual Turquia, quando ainda era muito jovem e desenvolveu seu apostolado também na Palestina e no Egito.

1. Balaão recusa-se a amaldiçoar Israel em troca da recompensa oferecida por Balaque. Ensine e comente Números 22:1–21. Aterrorizado pela aproximação dos israelitas, Balaque, rei de Moabe, enviou mensageiros para pedir a Balaão que fosse a Moabe e amaldiçoasse Israel em troca de uma recompensa.

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor teu Deus te dá.” – Êxodo 20:12. “Quanto a mim e minha casa, serviremos ao Senhor.” – Josué 24:15. “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.” – Efésios 6:1.

Entre os hebreus, o castiçal de sete braços tem o nome de. Para alguns escritores judeus, o menorah simboliza o movimento do universo com o sol ao centro e os seus planetas a rodeá-lo, sendo ao mesmo tempo a luz de Deus e nesse contexto utilizada como decoração nas sinagogas e nos túmulos funerários.

Apostasia significa a ação de renegar algo, normalmente relacionado com a renúncia de uma religião ou da fé religiosa. Consiste na condição de afastamento total e definitivo de alguma coisa, como uma doutrina, ideologia e etc, sem a permissão ou autorização de terceiros.

Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).

Éfeso: Significa “habitante de Éfeso”, "habitante da antiga cidade grega". Éfeso é um nome masculino que surge do latim Ephesius. Acredita-se que o seu primeiro portador fosse um habitante da cidade de Éfeso, antiga cidade grega que era especialmente conhecida pelo fato de abrigar o Templo de Ártemis.

Nos tempos apostólicos, Éfeso era uma das cidades onde o cristianismo mais se difundiu e dela espalhou pela toda Europa. A igreja que havia em Éfeso no fim do século I d.C. foi uma das sete igrejas mencionadas no Apocalipse.

São elas: “Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses”. Jesus jamais fez distinção entre homens e mulheres.

A história de Maria é um lembrete permanente dos encargos e das bênçãos do discipulado. Maria, mãe de Jesus, é uma das poucas mulheres mencionadas nas escrituras e a única cuja vida e cujo ministério foram profetizados séculos antes de seu nascimento (ver 1 Néfi 11:15, 18; Mosias 3:8; Alma 7:10).

Um discípulo é alguém que foi batizado e que tem o desejo de tomar sobre si o nome do nosso Salvador e de segui-Lo. Um discípulo se esforça para tornar-se como Ele é, guardando Seus mandamentos na mortalidade, assim como um aprendiz procura tornar-se como seu mestre.

O homem que se tornou São Nicolau nasceu em meados do século IV, onde hoje é a Turquia. Ele era um abade conhecido por sua piedade e benevolência, e tornou-se arcebispo da igreja metropolitana de Myra. Foi preso por sua fé sob o imperador Diocleciano, e libertado por Constantino.