Quem eram os jogadores da seleção brasileira de 1986?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Escalação do Brasil: Carlos; Josimar, Júlio César, Edinho, Branco; Elzo, Alemão, Júnior (Silas), Sócrates; Muller (Zico), Careca. Escalação da França: Bats; Amoros, Battiston, Bossis, Tusseau; Giresse (Ferreri), Fernandez, Tigana, Platini; Stopyra, Rocheteau (Bellone).

Diego Maradona

Diego Maradona
Melhor futebolista de todos os tempos depois de Pelé, o camisa 10 foi a figura fundamental do bicampeonato argentino no México. Para muitos, ele ganhou o título sozinho. Polêmico, Maradona anotou cinco gols na competição. Um deles, feito com "a mão de Deus", entrou para a história.

8Careca | 7 gols
No Mundial de 1986, Careca se destacou com cinco gols marcados.

Na Copa do México, em 1986, o Brasil de Telê Santana caiu para a França, de Michel Platini, depois de igualdade por 1 a 1. Sócrates, que parou no goleiro Joël Bats, e o zagueiro Júlio César, que acertou uma bomba na trave, desperdiçaram. A derrota tirou a seleção nas quartas de final do Mundial, como agora.

A Família Scolari foi escolhida como a melhor Seleção Brasileira da história com 28% dos votos, seguida pelo time de Carlos Alberto Parreira, em 1994, com 24%. A grande equipe de 1970 foi escolhida por 13% dos torcedores.

Waldir Peres, Leandro, Oscar, Luizinho e Junior; Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Serginho (Paulo Isidoro) e Éder.

Goleiros: Gilmar (Santos) e Castilho (Fluminense). Laterais: Djalma Santos (Palmeiras), Nílton Santos (Botafogo), Jair Marinho (Fluminense) e Altair (Fluminense). Zagueiros: Mauro (Santos), Bellini (São Paulo), Zózimo (Bangu) e Jurandir (São Paulo).

Brasil: Félix; Carlos Alberto Torres, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gérson; Rivellino, Jairzinho, Tostão e Pelé. Técnico: Zagallo. Itália: Albertosi; Burgnich, Cera, Rosato e Facchetti; Bertini (Juliano, 84) e De Sisti; Mazzola, Domenghini, Boninsegna (Rivera, 84) e Riva. Técnico: Ferrucio Valcareggi.

Em partidas internacionais disputadas com as seleções, a superioridade de Pelé é indiscutível: o brasileiro esteve em 91 jogos e marcou 77 gols, enquanto o argentino balançou as redes 34 vezes –menos da metade– em 90 partidas, segundo o site especializado Transfermarkt.

Em 1986, Maradona participou de 10 dos 14 gols feitos pela seleção naquela Copa: cinco gols e cinco assistências, com 71%. Trata-se de uma leve vantagem para Maradona mas Messi ainda terá mais um jogo para diminuir a distância.

A Argentina venceu a Alemanha Ocidental por 3–2 e se tornou bicampeã do mundo.

Argentina x Alemanha no México 1986: a segunda Copa do Mundo
Alemanha Ocidental, quando Maradona mostrou sua genialidade e deu um passe perfeito para Jorge Burruchaga, que marcou de primeira dando a vitória alviceleste, conforme descrito pela FIFA. A vitória por 3 a 2 deu à Argentina seu segundo título mundial.

Ronaldo Fenômeno

Em segundo lugar, o Ronaldo Fenômeno, o brasileiro a marcar mais gols em Copas do Mundo. Ronaldo participou de quatro Copas, mas apenas marcou gol em três delas.

Na lista dos maiores goleadores com a camisa do Brasil há o eterno Rei Pelé, que nos deixou no dia 29 de dezembro de 2022, em primeiro lugar, com Neymar alcançando também a marca ao balançar as redes da Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022.

A Alemanha Ocidental, agora dirigida por Beckenbauer, foi vice-campeã pela segunda Copa seguida, enquanto a França, liderada por Platini, parou novamente nos germânicos nas semifinais.

Pela segunda vez na história a seleção brasileira perdeu uma disputa por pênaltis na Copa do Mundo.

Edson Arantes do Nascimento

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi o único jogador de futebol a ganhar 3 Copas do Mundo. Participou de 4 edições e foi campeão em 1958, 1962 e 1970. O “rei do futebol” finalizou sua carreira em 1977, com 1.282 gols durante sua atuação como atleta profissional.

Pelé

Pelé (Brasil) - 3 títulos
O atacante brasileiro é o maior campeão de Copas do Mundo na história da competição. O Rei do futebol conquistou três títulos (Suécia 1958, Chile 1962 e México 1970, sendo o primeiro deles com apenas 17 anos de idade.

Ranking da Fifa
A liderança é da Argentina, mas a segunda colocação não é do Brasil, e sim da França. A Seleção Brasileira está na terceira colocação. A Bélgica, que não teve 1% dos votos, ocupa a quarta posição, seguida pela Inglaterra, que é quinta.

Na Copa, o Brasil estava no Grupo F, ao lado de União Soviética, Escócia e Nova Zelândia. Era um grupo relativamente tranquilo, mas que tinha jogadores complicados como os escoceses Dalglish e Souness e os soviéticos Dasaev e Blokhin. Na estreia, o Brasil enfrentou a URSS.

Time titular
Valdir Peres (São Paulo); Leandro (Flamengo), Oscar (São Paulo), Luizinho (Atlético Mineiro) e Junior (Flamengo); Toninho Cerezo (Atlético Mineiro), Falcão (Roma-ITA), Sócrates (Corinthians) e Zico (Flamengo); Éder Aleixo (Atlético Mineiro) e Serginho Chulapa (São Paulo).