Quem eram os dois homens no caminho de Emaús?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

“Um deles, Cléopas, lhe perguntou. Tu és o único forasteiro em Jerusalém que ignora os fatos que nela aconteceram nestes dias?” (evangelho de Lucas 24,18). Qual seria o nome do segundo discípulo: Seria Jairo, onde está escrito o nome dele?

Cléofas ou Cléopas foi uma das figuras do antigo Cristianismo, um dos dois discípulos que Jesus encontrou na estrada para Emaús. Uma representação de Cleofas como um dos discípulos que encontrou Jesus durante a aparição do Caminho para Emaús , por Joseph von Führich , 1837.

“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15). O relato dos discípulos de Emaús revela-nos que o conhecimento de Jesus Cristo, a amizade com Ele, a inserção na comunidade dos seus seguidores(as) e o testemunho de sua ressurreição são progressivos.

Maria, mãe de Jesus, estava junto à cruz. O Apóstolo João estava com ela, e Jesus pediu-lhe que tomasse conta de Sua mãe. João levou a mãe de Jesus para a casa dele.

O Emaús é um coletivo de intelectuais e militantes cristãos formado na década de 1970, com a finalidade de subsidiar movimentos sociais.

Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, a uns dez quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.

Ao escolher 72 discípulos, Jesus indica a totalidade, a universalidade dos que anunciam o Bem. E, por ser doação de amor, a resposta é, igualmente, uma doação de amor e de dedicação total, gesto gratuito, generoso… O Bem não lhes pertence, provém de Deus.

Jesus lhe mudou o nome, significando sua missão, como é habitual nas Escrituras: “Tu és Simão, filho de João. Tu te chamarás Cefas! (que quer dizer Pedro – pedra)” (Jo 1, 42).

Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles.

Os dois discípulos de Emaús só reconheceram que era Jesus quem caminhava com eles, já em casa, durante a refeição.

Maria provavelmente teve outros filhos além de Jesus, dizem historiadores. Evangelhos mencionam quatro irmãos e ao menos duas irmãs de Cristo.

João, o apóstolo e evangelista

É muito difícil imaginar que esse autor do quarto evangelho e do Apocalípse tenha sido considerado inculto e não douto. Mas foi dessa forma que o sinédrio classificou João, o apóstolo e evangelista, conhecido como “o discípulo que Jesus amava”. Ele foi o único apóstolo que esteve com Jesus até a sua morte na cruz.

Inclusive na Bíblia, encontramos o relato de que uma esponja embebida em vinagre foi dada a Jesus Crucificado para Lhe aliviar a sede, pois o vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente aliviando assim a sensação de sede por algum tempo. O vinagre era mais que um tempero "azedo" para os alimentos.

Durante o período bizantino, Emaús-Nicópolis tornou-se uma grande cidade e um bispado. Um grande complexo de igrejas foi erguido no local da aparição do Cristo ressuscitado, que serviu de lugar de peregrinação, e cujas ruínas ainda existem hoje.

O Movimento Emaús
A instituição desenvolve ações de arte, educação, promoção ao trabalho, estímulo e geração de renda, formação para cidadania, prevenção a diversas formas de violência.