Quem eram os criollos no Brasil?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os criollos eram a elite americana descendente de espanhóis, excluída dos altos cargos dirigentes, embora constituíssem a classe dos grandes proprietários de terras, dos arrendatários de minas, dos comerciantes e dos pecuaristas.

Criollos: vinham logo abaixo. Eram os filhos dos espanhóis nascidos na colônia e integravam a nobreza, sendo, ainda, grandes latifundiários. Negros e índios: estavam na base da pirâmide social.

A insatisfação com o sistema colonial espanhol, que explorava as riquezas naturais da região e a mão de obra indígena e africana, foi uma dessas causas. Além disso, o pensamento liberal ganhou força na região, questionando a ordem colonial e a desigualdade social e econômica.

Os criollos viviam uma condição econômica abastada, podendo praticar o comércio, deter a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava. Contudo, sua atuação política ficava restringida por não terem nascido na Espanha.

Termo de origem espanhola (criollo) e derivado da palavra “criar”. O crioulo era a pessoa que havia sido criada em um território diferente do de seus pais. O termo foi empregado na época da colonização para chamar o descendente de espanhol nascido nas colônias da América Latina.

Mestiço - Síntese do dominante e do dominado, do civilizado e do selvagem, do branco e do pele-vermelha, do conquistador e do conquistado. Na sua origem a palavra vem do latim para qualificar aqueles nascidos de pessoas/pais de raça diferente: filho mestiço de branca e negro.

Resposta: Essa palavra é do Português mesmo, um diminutivo de “cria”, do Latim CREARE, “fazer crescer, criar”.

Chapetones – colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados. Criollos – brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.

Entre os mais interessados nessa transformação estavam os criollos, integrantes da elite econômica que não participavam do poder político por não terem nascido na Espanha. Esses, influenciados pelo iluminismo, defendiam a extinção do pacto colonial como meio de desenvolvimento da colônia.

criollos - espanhóis nascidos na América, ou seja, descendentes de espanhóis. Formavam a aristocracia colonial.

A restauração da autoridade colonial espanhola seria o estopim do levante capitaneado pelos criollos. Contando com o apoio financeiro anglo-americano, os criollos convocaram as populações coloniais a se rebelarem contra a Espanha.

Primeiro país latino-americano a declarar independência, o Haiti ficou marcado por golpes e ditaduras ao longo de sua história e é considerado hoje o mais pobre das Américas. O território que atualmente corresponde ao Haiti era ocupado por índios arauaques, quando, em 1492, Cristóvão Colombo chegou à ilha.

No início do século XIX, na América espanhola, os criollos compartilhavam ideais iluministas como:

  • Liberdade.
  • Igualdade.
  • Constitucionalismo.
  • Republicanismo.

Resposta. Respostas: Apesar de Bolívar pertencer à elite Criollos ( Criollos é como eram chamados os descendentes de espanhóis nascidos na América), da qual faziam parte fazendeiros, donos de minas e comerciantes, ele divergia da opinião da maioria dos membros dessa elite em pontos.

Por que o Brasil continuou um só enquanto a América espanhola se dividiu em vários paises? Para o historiador brasileiro José Murilo de Carvalho no Brasil, parte da sociedade era muito mais coesa ideologicamente do que a espanhola. Carvalho argumenta que isso se deveu à tradição burocrática portuguesa.