Quem eram os assírios fenícios?

Perguntado por: eluz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Os assírios foram um povo mesopotâmico que formou o maior império na região a partir da organização e violência de seus exércitos profissionalizados. Os assírios foram um dos povos que habitaram a Mesopotâmia e, assim como os acádios e os caldeus, conseguiram construir um grande império centralizado na região.

As origens dos assírios remontam aos semitas que viviam na região do Cáucaso e que desenvolveram sua civilização na Alta Mesopotâmia. As origens dos povos assírios estão associadas aos povos semitas que viviam na região do Cáucaso e que migraram para o planalto de Assur, na Alta Mesopotâmia.

Segundo a mitologia bíblica, os assírios seriam descendentes de Assur, o segundo filho de Sem e neto de Noé. A origem dos assírios resulta da mestiçagem entre as tribos de semitas chegadas da Samaria (região da Palestina) e os povos do norte do rio Tigre, por volta de 1 000 a.C..

Os assírios eram povos semitas que viviam ao norte da Mesopotâmia na região dos rios Tigre e Eufrates. O império assírio foi formado após a queda do império acadiano. Ficaram conhecidos por integrarem uma sociedade guerreira, cruel e implacável.

Não por acaso, em 612 a.C., os caldeus e medos conseguiram derrotar as forças do império assírio. Sob essas novas condições, aconteceu o processo de consolidação do chamado Segundo Império Babilônico, que se estende de 612 a 539 a.C..

De idioma semita, os assírios eram politeístas e acreditavam em deuses que simbolizavam o Sol e os planetas. Por conta da religião, demonstravam conhecimento na astronomia. Na base religiosa, o deus Sol era representado como um soberano déspota e com uma vida farta.

Apesar disso, ao longo do segundo milênio a.C., os assírios foram conquistados por diversos povos, como os amoritas e hurritas. Por volta de 1300 a.C., o domínio dos hurritas na Assíria enfraqueceu-se após eles entrarem em guerra contra os hititas.

Os assírios caracterizaram-se, sobretudo, por serem uma nação de guerreiros, isto é, estavam enquadrados em uma sociedade militarizada, governada por uma aristocracia militar. A elite militar era também aquela que se encarregava da administração do Estado.

Assur

O deus principal, o deus supremo era Assur. A palavra Assírio, na sua forma latina, deriva do nome de Assur. Os assírios praticaram o assurismo até o ano 256, embora nessa época, a maioria do povo já tivesse aceitado o cristianismo.

Esses, que falam aramaico, são considerados os descendentes dos assírios, daí o nome de comunidades "assírias". Estes cristãos assírios podem ser uniatas (ligados ao Vaticano) ou não, segundo Odon Vallet, especialista francês das religiões.

O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento. Mais de cem anos depois, a Babilónia conquistou o Reino de Judá, exilando a maioria dos seus habitantes e destruindo Jerusalém e o Templo (586 AC).

Os assírios eram um povo violento e cruel que conquistou vários países, incluindo o reino de Israel. O império assírio foi a maior potência de seu tempo e foi usado por Deus para castigar os israelitas. O reino de Judá sobreviveu como vassalo do império assírio.

Conhecido como Assurbanipal. Assurbanipal foi um importante rei dos Assírios. Nasceu no ano de 690 a.C. e morreu em 627 a.C.. Seu reinado ocorreu entre os anos de 668 a.C. a 627 a.C.Realizações Conhecido como Assurbanipal.

“Os assírios inventaram o exército hierarquizado e com divisões especializadas, composto por homens dedicados exclusivamente a lutar por seu povo”, diz Karen Radner, professora de História Antiga da University College London, na Inglaterra. O rei em pessoa era o general supremo – e encarava o campo de batalha.

As armas dos assírios eram mais resistentes que a dos seus inimigos, e por isso eles ganhavam quase todas as guerras, e ao longo dos séculos se tornaram um Estado militarizado muito forte.

Os maiores legados assírios situam-se no campo da arte e da arquitetura. No 3º milénio a.C. a Assíria, tal como a maior parte do Médio Oriente, ficou sob a influência da civilização Suméria, do Sul- por volta de 2300 a.C., fazia parte do império da Suméria e da Acádia.

Pelé e Assíria foram casados por 13 anos e se separaram em 2008. Atualmente, ela e os dois filhos vivem nos Estados Unidos. .

Apesar de serem grandes estrategistas bélicos e simpatizantes da guerra, os assírios eram fracos como governantes. Com toda a expansão da Babilônia, eles não sabiam como fazer para unificar todo o território, o que suscitou em inúmeras revoltas civis, facilitando a invasão do povo caldeu.