Quem era Zaqueu na primeira fase?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Antes de ser encarnado por Silvero Pereira na atual versão de Pantanal, o personagem Zaquieu --que se chamava Zaqueu na original-- foi interpretado por João Alberto Pinheiro (1960-1992) na edição da novela exibida pela extinta Manchete (1983-1999), em 1990.

Em 1990, o ator João Alberto Pinheiro se tornou um imenso sucesso na novela Pantanal ao viver o mordomo Zaqueu, que viajava para as terras de José Leôncio e acabava se tornando um personagem central do núcleo cômico da trama.

Zaquieu (Silvero Pereira) correu risco de morte após ser baleado por Tenório (Murilo Benício) em Pantanal. O peão enfrentou o grileiro para proteger Alcides (Juliano Cazarré), mas acabou ferido durante troca de tiros na novela das nove da Globo. "Passo fogo em viado", debochou o vilão ao acertar o ex-mordomo.

Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.

Zaqueu aparece na narrativa bíblica como alguém que estava muito desejoso de se encontrar com o Senhor Jesus. Quando ele ficou sabendo que Jesus estava passando por sua cidade, ele procurou vê-lo a qualquer custo. Mas o problema é que Zaqueu era de baixa estatura, e por causa da multidão ele não conseguia ver o Mestre.

Interpretado por Cláudio Marzo (1940-2015), o Velho do Rio era uma entidade que cuidava do bioma e se transformava em sucuri na trama original.

O capítulo da novela Pantanal deste sábado, 13, gerou grande repercussão nas redes sociais. Isso porque a trama homenageou Claudio Marzo, ator que deu vida ao Velho do Rio da primeira versão.

O ator Ivan de Almeida foi quem era o chalaneiro na primeira versão de Pantanal e hoje está com 84 anos de idade. Na época em que viveu Orlando, o famoso tinha 52 anos. Em 2022, o ator não lançou nenhum projeto novo nas telinhas ou cinema, mas em 2021 ele esteve na série Cidade Invisível.

Na versão original da novela, de 1990, Zaqueu (João Alberto Pinheiro) também leva um tiro de Tenório (Antônio Petrin) e precisa ir às pressas ao hospital. Ele quase dá seus últimos suspiros, mas sobrevive.

No dia em que vai ao ar o último capítulo da novela "Pantanal", o ator Silvero Pereira, que brilhou nas telas como o mordomo Zaquieu, escreveu uma carta de despedida em sua coluna no Diário do Nordeste.

O ator Gustavo Corasini, de 12 anos, foi atropelado na tarde de terça-feira (23) e está internado em São Paulo após passar por cirurgia. Intérprete do personagem Tadeu na primeira fase da novela "Pantanal", ele teve fraturas no braço, na perna e na bacia.

De acordo com o relato, Zaqueu, um cobrador de impostos de Jericó, subiu em uma figueira para ver Jesus, pois era de baixa estatura e a multidão o impedia de ter uma visão clara.

A história de Zaqueu é muito popular. Muitos o conhecem como o publicano ou o cobrador de impostos. A passagem que conta a sua história encontra-se no livro de Lucas 19:1-10.

Alcides acerta Tenório com a zagaia, depois que Zaquieu leva um tiro no peito dado pelo grileiro. Ferido pela zagaia de Alcides, Tenório leva um bote de uma sucuri, que o arrasta rio adentro. Alcides leva Zaquieu ferido para a fazenda. José Lucas avisa que Zaquieu está fora de perigo.

Um era fariseu, o outro era publicano, ou seja, era coletor de impostos. As pessoas não gostavam dos coletores de impostos porque achavam que eles não eram honestos. O fariseu colocou-se à frente dos outros para orar e agradeceu a Deus por ser melhor do que as outras pessoas.

Zaqueu é chamado de “chefe dos publicanos”, do grego architelones, o que provavelmente significa que ele era um subcontratante responsável pela cobrança dos impostos e taxas de Jericó, e que coordenava outros coletores abaixo dele, talvez como um tipo de supervisor.