Quem era senaqueribe rei da Síria?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Senaqueribe, filho e sucessor de Sargon, iniciou suas campanhas militares com o intuito de reestabelecer a ordem e garantir a manutenção do Império. Sua primeira investida foi contra as revoltas na Babilônia, em 703 AEC.

Foi afrontado, ridicularizado, descaracterizado em sua autoridade, quando o emissário do rei Senaqueribe, de uma forma humilhante, motivou o povo a desacreditar no seu Deus e em seu governante. Isso nos leva a lembrar que, de certa forma, todos passamos por situações difíceis em nossa vida.

No entanto a Bíblia desvenda todo o mistério, revelando que tudo foi o resultado de uma ordem de Deus para que apenas um dos seus anjos ferisse aquele exército (II Reis 19: 35), que veio à Terra Santa de Israel com o propósito de destruir Jerusalém e afrontar o Santo nome do Senhor Deus de Israel.

De fato, Jerusalém foi sitiada, mas a Bíblia registra que o cerco durou apenas um dia, quando o Anjo do Senhor livrou Seu povo.

Inclina teus ouvidos, ó SENHOR, e ouve! Abre teus olhos, ó Senhor, e vê! Ouve as palavras com as quais Senaqueribe desafia o Deus vivo! Uma vez que para o rei, Javé está entronizado entre os querubins, anjos, criaturas celestes, logo, ele está no céu, nas alturas.

Naquela mesma noite, enquanto Senaqueribe estava com seu numeroso exército do lado de fora de Jerusalém, pronto para atacar o povo de Deus e destruir a cidade e o templo, o Senhor enviou o Seu anjo que matou 185 mil soldados assírios.

Enquanto Senaqueribe sitiava Laquis, Rabsaqué foi enviado pelo rei assírio junto aos oficiais Tartã e Rabesáris à Jerusalém, onde se encontrou com o rei Ezequias no aqueduto do açude superior.

1 Naqueles dias aEzequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, o profeta, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.

Isaías 37:14-17 NTLH
Tu criaste o céu e a terra. Ó SENHOR, olha para o que está acontecendo com a gente. Escuta todas as coisas que Senaqueribe está dizendo a fim de insultar a ti, o Deus vivo.

A quantidade de homens também impressionava: no auge, o exército assírio chegou a ser formado por 150 mil guerreiros. Nas maiores batalhas, até 50 mil podiam ser mobilizados.

Ezequias mostrou toda a riqueza para um povo inimigo. O seu erro derribou tudo o que havia conquistado ao abrir as portas de Jerusalém aos babilônicos. Ele não soube proteger seus tesouros mais valiosos.

Algumas décadas depois de Jonas, o rei Senaqueribe estabeleceu Nínive como capital do império. Na época de Jonas, Nínive já era uma cidade grande e importante, capital da província com o mesmo nome.

Ezequias viveu em torno de 715 AC e seus pais se chamavam Abi e Acaz. Este profeta tinha muita fé e constantemente alertava o povo sobre a consciência do pecado e do quanto isto desagradava a Deus. Além disso, ensinava os mandamentos para que o povo pudesse se aproximar de Deus.

2 Crônicas 32. 1 Depois de tudo o que Ezequias fez com tanta fidelidade, Senaqueribe, rei da Assíria, invadiu Judá e sitiou as cidades fortificadas para conquistá-las.

Ezequias teve de enfrentar uma situação muito difícil: a invasão de seu reino pelo rei da Assíria. Foi afrontado, ridicularizado, descaracterizado em sua autoridade, quando o emissário do rei Senaqueribe, de uma forma humilhante, motivou o povo a desacreditar no seu Deus e em seu governante.

Nisroque ou Nisroch era um deus assírio que é citado na Bíblia em II Reis 19:37 e em Isaías 37:38. Ele é desconhecido na mitologia mesopotâmica, mas provavelmente deva ser um deus da agricultura.

1 E Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todas as suas forças; e trinta e dois reis, e cavalos e carros havia com ele; e subiu, e cercou Samaria, e pelejou contra ela.

2 Reis 19. 20 Então Isaías, filho de Amoz, enviou uma mensagem a Ezequias: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'Ouvi a sua oração acerca de Senaqueribe, o rei da Assíria'.

Zedequias

Zedequias (ou Sedecias ou Matanias) foi o 20° e último rei de Judá. Foi deposto e levado para o exílio em Babilônia. Era o terceiro filho de Josias e sua mãe era Hamutal. Quando foi constituído em rei vassalo, o rei babilônio Nabucodonosor II mudou-lhe o nome de Matanias para Zedequias.